quinta-feira, 21 de junho de 2007

Parado

E o "Mova-se" parou ... Parou por que? Por que parou?

A educação no Ceará - 3

O Ministério da Educação avaliou o aprendizado dos alunos do ensino médio na rede pública expressando os resultados através de um índice, o IDEB. O Ceará foi o estado melhor situado no Nordeste, obtendo nota 3,0, de um máximo de 5,0. Os estados melhor classificados foram Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, todos com 3,5.

Como se vê, nos três grupos avaliados o Ceará obteve sempre o primeiro lugar no Nordeste. Pode se dizer que é pouco, e é mesmo, quando confrontamos nossos resultados com os estados do sul que tambem ainda não são ideais.

A registrar a importância das avaliações regulares para conhecimento da situação da educação, cultura que vai se firmando em nosso meio como forma de conhecimento da realidade e orientação na execução das políticas públicas.

Comunicação & Boas Notícias



Acontece hoje, no Centro de Convenções Edson Queiroz, um evento muito interessante sobre o papel dos veículos de comunicação na disseminação de uma cultura de paz e de uma agenda de discussões mais positiva junto à sociedade.

O seminário, intitulado "Comunicação & Boas Notícias" trará a Fortaleza grandes nomes da comunicação nacional como o conferencista e diretor do Master em Jornalismo, Carlos Alberto Di Franco; a jornalista Diléa Frate, produtora do programa do Jô, da TV Globo; o antropólogo, psicólogo e vice-reitor da Universidade da Paz – UniPaz, Roberto Crema; e o cartunista Chico Caruso, entre outros profissionais locais e nacionais

Serão dois painéis, com os temas “Mídia e Violência: uma Abordagem Crítica” e “A Boa Notícia e seus Reflexos sobre a Sociedade Brasileira”, intercalados com a solenidade de lançamento da ONG Agência da Boa Notícia e com o lançamento do livro “A Trajetória de Octávio Frias de Oliveira”, da editora Publicfolha (SP) e de autoria do jornalista Engel Paschoal.

O encontro será realizado a partir das 18 horas e a entrada será um quilo de alimento não-perecível. Uma boa dica do jornalista Mauro Costa.

quarta-feira, 20 de junho de 2007

A educação no Ceará - 2

O Ministério da Educação mediu o aprendizado dos alunos da rede pública na segunda fase do ensino fundamental construindo um indicador, o IDEB (índice de desenvolvimento do ensino básico) considerando o desempenho dos alunos em prova que aplicou, e as taxas de aprovação. O Ceará foi o primeiro colocado no Nordeste com nota 2,8 de um máximo de 5,0 empatado com Maranhão e Rio Grande do Norte.

Os melhores resultados foram os de Santa Catarina, São Paulo, e Minas Gerais, com 4,1, 3,8, e 3,6. Todos concordamos que a qualidade do ensino em nossa rede pública deixa muito a desejar e requer esforço permanente em busca da melhoria desejada. Os resultados do esforço feito até aqui todavia começam a aparecer.

A educação no Ceará - 1

O Ministério da Educação mediu as condições de aprendizado dos alunos na primeira fase do ensino fundamental na rede pública expressando o resultado mediante um índice, o IDEB (índice de desenvolvimento do ensino básico).

Os dados demonstram que o Ceará tem o melhor desempenho no Nordeste . Obteve nota 2,8, para um máximo de 5. Os melhores resultados são do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, com notas 4,4 , 4,3 e 4,1 respectivamente. Pernambuco obteve pontuação idêntica à nossa.

O resultado não quer dizer que estamos bem, mas indica que melhoramos, e começamos a colher o fruto do trabalho realizado. Perseverar na luta para melhorar a qualidade da educação é a única forma de promover consistentemente o desenvolvimento.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

A frase do dia

O idoso é aquele que acredita em tudo, o de meia idade suspeita de tudo, já o jovem, sabe tudo.

Oscar Wilde

domingo, 17 de junho de 2007

Jubileu sacerdotal do Padre Batista

O Padre Batista Poinelli comemora, em meio a muitos eventos organizados pelos fiéis, 50 anos de sua ordenação. Estive lá na igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no Montese, para abraçá-lo como amigo e agradecer pelos serviços que presta à comunidade há 47 anos.

É uma graça ser chamado por Deus a ingressar na vida religiosa consagrando-se ao serviço da igreja. Perseverar nela por 50 anos não é graça menor. No caso do Padre Batista, ao desafio do ministério somou-se a aventura oferecida ao jovem sacerdote de vir evangelizar num país distante, desconhecido, longe da família. Pelo trabalho que desenvolveu junto aquela comunidade durante todos esses anos ele merece o carinho e o reconhecimento do povo cearense.

Reflexão para o domingo

Dai-me força para resistir, paciência para sofrer, constância para perseverar.


Do livro Imitação de Cristo, atribuído a Tomás de Kempis.