sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Estilo bôbô


O Prefeito socialista de Paris, eleito em 2001, Bertrand Delanoë, que inaugurou eleitoralmente a onda bôbô, inundou Paris de bicicletas para atender a quem deseja usar este transporte alternativo. São inicialmente mais de 10.000 bicicletas, com um design especial, distribuídas em 750 locais, disponíveis a preço baixo, pagável de acordo com a utilização.

O uso não é exclusivo de turistas, mas se destina a funcionar como um novo tipo de transporte público. Basta tomá-la em uma base, e entregá-la na base mais próxima ao destino. A distância entre uma estação e outra nunca será superior à 300 metros. Sugestão: quando for a Paris, teste o sistema. Depois me conte!

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Bôbô

As últimas eleições presidenciais francesas apontam, segundo analistas, para um novo desenho da esquerda. As grandes cidades passaram a votar nos candidatos de esquerda, e a maioria dos jovens sufragou Ségoléne Royal.

O jornalista americano David Brooks cunhou a expressão bourgeois bohème (bôbô), para caracterizar eleitores de esquerda bem remunerados, intelectualizados, adeptos de culturas alternativas e morando nos velhos quarteirões reabilitados das grandes cidades. Eles seriam pessoas menos conservadoras e mais abertas às mudanças sociais. Qualquer semelhança com nossas antiga esquerda festiva não será mera coincidência...

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Parque do Alagadiço

Tenho acompanhado pela imprensa a discussão sobre o Parque do Alagadiço, no Bairro Ellery, e o debate sobre a conveniência de se construir ali uma quadra coberta pela Prefeitura.

O Parque foi implantado na minha gestão como Prefeito. É a única área verde pública de toda aquela região. Por ter dimensões pequenas não comporta um equipamento como o que se pretende fazer.

Como governador, desapropriei o Patronato Juvenal de Carvalho, pertencente ao Instituto Rocha Lima, que somado à área fronteira, já de posse do Estado, permitirá, integrado ao terreno da Prefeitura, a expansão substancial do parque.

De quebra, um belo edifício a ser preservado, que deverá ter um uso compatível com a destinação dada ao terreno. Lazer, educação ambiental, convívio com a natureza. Mãos à obra, pessoal!

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

São Paulo e o Ceará

Quando governador do Estado, por iniciativa do secretário da fazenda, implantamos programa pioneiro de pagamento a pessoas físicas e entidades filantrópicas, creditado em conta bancária em nome do beneficiado, proporcional ao valor das notas fiscais encaminhadas ao órgão arrecadador.

A medida atendia dois objetivos. Educação tributária, porque criava o hábito de pedir a nota fiscal das compras efetuadas, estimulando a cidadania. Combate à sonegação, com a exigência da nota fiscal e pelo cruzamento das informações obtidas pelo fisco.

Os resultados alcançados foram surpreendentes. Tomei conhecimento que a Assembléia Legislativa de São Paulo acaba de aprovar lei, de iniciativa do Executivo, obedecendo, em linhas gerais, o mesmo fundamento do que se vinha praticando no Ceará. Fico feliz por verificar que fizemos escola.

Abacaxis

Na política, os abacaxis são plantados nas promessas irresponsáveis de campanha e colhidos na falta de compromisso dos eleitos. Que o digam as vítimas.

domingo, 26 de agosto de 2007

Poesia

Passagem

Aonde estão
os que se foram?
Somos todos passagem
vã construção
de ódios e afetos.

Beatriz Alcântara

Esterilização

Como senador da República, relatei projeto de lei, oriundo da Câmara dos Deputados, que dispunha sobre o planejamento familiar. A proposição visava colocar informações e orientação, bem como métodos existentes à disposição de quem o desejasse, para planejar a família através do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Quando o Estado oferece essa possibilidade combate a realização de cirurgias esterilizantes, ligadura de trompa e vasectomia, ao arrepio da lei e da ética médica. Cirurgias como essas, feitas indiscriminadamente, terminam esterilizando pessoas, inclusive jovens, sem nenhum critério.

Atento ao fato, introduzi modificações no projeto que, entre outras, só admitiam a esterilização após o descarte de uma série de alternativas e acompanhamento de equipe de saúde multidisciplinar, incluída assistência psicológica.

Ainda assim, a cirurgia só seria possível depois de idade mínima, 25 anos, ou, na existência de dois filhos, sem exigência de idade. O projeto foi transformado em lei. Na época, movimentos feministas chegaram a se manifestar contra as restrições por mim introduzidas. "O Estado de S. Paulo" de 20 de agosto traz matéria mostrando o grande número de vasectomias proporcionadas pelo SUS, quase 22 mil no ano passado.

Especialistas apontam a lei como um grande avanço, mas julgam-na muito liberal, recomendando elevação da idade mínima. Alem disso, como previsto, a decisão deve ser sempre do casal, e não individual.

A frase do dia

Quando todos pensam igual é
porque ninguém está pensando.

Walter Lippman

Erramos

Quando comentamos aqui a notícia de que a Secretaria da Cultura planejava substituir a denominação de Mestre da Cultura por Tesouro Vivo, cometemos um erro que nos apressamos em reparar. A lei estadual 13842, de 27 de novembro de 2006, ja adotou a nomenclatura Tesouro Vivo.

A mudança se deu para aprimorar e aumentar a abrangência da lei anterior. A nova denominação está coerente com a possibilidade de distinguir grupos, e não apenas indivíduos, hipótese não prevista inicialmente. Desculpem o engano.