sábado, 1 de dezembro de 2007

Leviandade

O deputado estadual Artur Bruno (PT-CE) tem liberdade para divergir politicamente de mim. Está certo quando separa divergência política de relações pessoais.

Erra, quando, de modo leviano, me ataca dizendo que, no meu Governo, houve "empreguismo deslavado".

Quando, onde, como? Quem acusa deve provar, para não ficar como um ataque gratuito, que só desacredita quem o faz.

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Demolição

Em Salvador, no Estado da Bahia, ruiu parte do estádio da Fonte Nova, cuja interdição havia sido pedida há dois anos pelo Ministério Público, provocando mortes e ferimentos em torcedores.

No Estado do Pará, uma jovem, menor de idade, presa em uma delegacia em meio a vários homens, sofreu abusos sexuais.

Os governadores dos dois estados anunciam o propósito de demolir as duas construções. É como se a destruição do cenário revogasse o crime.

Se a moda pega, corremos o risco de assitirmos a um bota-abaixo nacional.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Renda II

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), órgão do Governo Federal, mostram que o Ceará já cumpriu a " meta do milênio", estabelecida pela Organização das Nações Unidas(ONU), de reduzir à metade a desigualdade social. O parâmetro usado como medida é o Índice de Gini, com resultado tanto melhor quanto mais se aproxime de zero.

A queda vem ocorrendo desde 2001, sendo que em 2006 nosso resultado foi melhor que a média do Nordeste e do Brasil, 0,536, 0,566 e 0,548 respectivamente.

Quanto à pobreza, teria sido reduzida, em percentual da população, de 62,5% em 2001, para 50,9% no ano passado. Dois terços da redução deveu-se à redistribuição da renda, e um terço ao crescimento econômico.

Agora, é trabalhar para que a tendência permaneça, e, se possível, acelere, daqui para a frente.

RAIS

A Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do ano de 2006, mostrou que no Ceará foram criados 69.329 novos empregos, uma elevação de 7,53% sobre o ano anterior, um dos melhores resultados no País.

No Brasil, a média de crescimento foi de 5,77% e de 1.916.632 o número de empregos gerados.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Erro

O site do Governo do Estado do Ceará e a propaganda feita quando do lançamento do programa Ronda do Quarteirão, incorrem em erro ao noticiarem ter sido a atual administração estadual a instituir a gratificação aos policiais por apreensão de armas de fogo.

O benefício foi criado no Governo passado. O atual chegou a passar algum tempo sem pagá-lo, voltando a fazê-lo devido à insatisfação da categoria.

Admissões


O jornal O Povo, edição de domingo, 25/11/2007, estampou na primeira página manchete informando que o Governo do Estado do Ceará iria admitir, até 2010, sete mil novos servidores. Em página interna, traz quadro detalhado dos concursos em andamento ou projetados. (clique na figura ao lado para ampliar)

Examinando a notícia, constatei que mais de 5.000 dessas vagas se referem a concursos abertos no Governo passado, alguns em adiantado estágio, inexplicavelmente retardados pela atual administração.

Agia eu em consonância com meu propósito de reverter a tendência à terceirização dos servidores públicos.

Leia a matéria na íntegra:
Do sonho da estabilidade ao pesadelo da nomeação

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Reembolso

No exercício do mandato de Senador da República, tive oportunidade de incluir na lei que regula os planos de saúde, dispositivo que obriga as empresas a reembolsarem o Governo dos gastos com assistência médica prestada a beneficiários dos planos pela rede pública.

A medida tem sido implementada de modo precário devido à resistência das operadoras em cumprir a lei.

Ora alegam sua inconstitucionalidade, com base na obrigação que tem o poder público de atender a todos indistintamente, ora dificuldades operacionais para ressarcirem o Governo das despesas efetuadas.

Estima-se a dívida acumulada em cerca de R$ 473 milhões. Urge uma solução para a questão, que tem relevante interesse público.

domingo, 25 de novembro de 2007

Granta

Saiu o primeiro número da "Granta" brasileira, revista inglesa de cultura, traduzida integralmente do número 97 da original. O próximo número já virá acrescido da contribuição nacional.

Fundada em 1889, ressurgida em 1979, leva o nome primitivo do Rio Cam, que banha a cidade onde está a tradicional universidade britânica. No primeiro número, traz alguns dos melhores jovens escritores americanos, na tradição editorial de revelar talentos. A periodicidade no Brasil será semestral.

Sabe-se que o brasileiro lê pouco, menos de dois livros por ano, no entanto algumas revistas culturais têm sobrevivido com razoável penetração, considerada a aridez do meio. É o caso da "Cult", que já fez dez anos, da pernambucana "Continente multicultural", do curitibano "Rascunho" e da "Piauí", que, não obstante o nome, é de São Paulo. Esta última, recebida com ceticismo quanto à sua sobrevivência, vende, hoje, entre bancas e assinantes, cerca de 36.000 exemplares.

A nossa "Granta", editada pela Alfaguara/Objetiva, pretende ser uma espécie de "revista livro". O número de estréia tem 402 páginas e custa R$ 38,32, na Livraria Cultura.

Saiba mais no O Estado de S. Paulo, edição de 24/11/07, página D7, Caderno 2.

Lá como cá

Cerca de 300 obras literárias foram roubadas da biblioteca do Ministério das Relações Exteriores da Espanha(Ancelmo Gois, O Globo, edição de 24/11/07) .

Como se vê, não são apenas nossas desprotegidas bibliotecas os alvos desses ladrões de casaca, capazes de identificar e roubar o fino do patrimônio nacional.

A Biblioteca Nacional, a Biblioteca Mário de Andrade, o Arquivo do Itamaraty, museus e igrejas têm sido sistematicamente pilhados por bandidos bem informados que, por encomenda, ou proveito próprio, alimentam acervos de colecionadores, antiquários e alfarrabistas desonestos.

Para a reflexão do domingo

Desde que os homens deixaram de crer em Deus, o que se nota não é que não creiam mais em nada : é que eles crêem em tudo.

Chesterton

Ninho da vida

Participei, ontem, da inauguração, no bairro Renascer, em Messejana, de uma ONG, o Instituto Ninho da Vida, que se dedicará à orientação de jovens, com foco na sexualidade, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce, através de assistência psicológica e educativa.

O surgimento da nova instituição coincide com a notícia de que a incidência de Aids cresce na população feminina jovem. O dado é atribuido à resistência dos jovens em usarem preservativos, somando-se ao fato de desconhecerem a devastação física e moral que a doença fazia, quando de seu aparecimento. Há, portanto, de se empreender um esforço de esclarecimento junto a esse segmento populacional.

Tira-teima

Sem querer alimentar polêmica, sugiro, a quem tiver interesse, consultar qualquer policial, civil ou militar, sobre o que pensa dos aumentos concedidos pelo Governo do Estado do Ceará na administração passada e os deste ano.