sábado, 12 de janeiro de 2008

Enfim...

Li no jornal que, afinal, o Governo do Ceará lançou edital convocando profissionais de nível superior da área da saúde, aprovados em concurso realizado ainda durante o meu Governo.

Isso, depois de um ano, durante o qual os interessados se movimentaram intensamente, encontrando sempre grande apoio no deputado estadual Adahil Barreto(PR/CE).

Antes tarde do que nunca...

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Centenário

2008 assinala o centenário de nascimento de Simone de Beauvoir (1908-1986). A escritora e pensadora francesa, que junto com Sartre formou o casal existencialista, tem sido mais lembrada por sua relação singular com ele. E pela sua sexualidade, do que pela relevante contribuição intelectual e literária que deu ao mundo. Tem se falado menos de seu legado ficcional, ensaístico, memorialístico e filosófico, do que da companheira de Sartre e da luta em favor da mulher.

Seu livro O Segundo Sexo, escrito na perspectiva da moral existencialista, escandalizou a intelectualidade francesa de todos os matizes ideológicos. É dela a frase: não nascemos mulheres, tornamo-nos mulheres.

Com Sartre, visitou o Brasil, tendo estado no Ceará a convite da Universidade Federal(UFC).

Maria Beatriz Alcântara, no início dos anos setenta, publicou ensaio, "La Revolte Positive de Simone de Beauvoir", no qual analisa aspectos de sua obra sobre a condição da mulher.

Na França, promovem-se seminários e ciclos de debates sobre sua vida e obra. Algo nesse sentido poderia ser feito aqui.

Turismo


Alguns dos vencedores dos óscares das viagens (World Travel Awards) :
Destino: Londres
Novo destino: Abu Dhabi
Destino cruzeiros: Jamaica
Mergulho: Egito
Lua de Mel: Santa Lúcia
Esqui: St. Moritz (Suíça)
Destino romântico: Maldivas
Podendo, faça as malas...

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Ronda II

Observador atento chama atenção para a publicidade do Ronda do Quarteirão na televisão.

Diz que os policiais mostrados diferem muito, quanto ao físico, dos integrantes da nossa polícia. Discriminação racial?

Ronda

É louvável a iniciativa do Governo cearense de investir recursos expressivos no combate à violência. Certamente, isso dará algum resultado. O que não torna as medidas isentas de crítica. Criticar honestamente não é torcer contra. Só os áulicos do Governo e os jornalistas amigos procuram disseminar essa idéia.

A Ronda de Quarteirão padece de um erro de origem. Foi imaginada para vencer uma eleição, não para oferecer mais segurança à população. Anunciada em plena campanha, foi alvo de tantas críticas, e era tão inconsistente que mereceu sucessivas reformulações midiáticas.

Iniciado o novo Governo, o que se viu foi a preocupação em adquirir viaturas de luxo, mediante discutível licitação e o desenho de um novo modelo de farda para os policiais.

Enquanto isso, a polícia vivia à míngua. Veículos parados à falta de combustível e peças, gratificações de policiais suspensas ou em atraso, um avançado concurso para recrutamento de novos policiais posto em marcha lenta, frustração salarial em decorrência de expectativas despertadas pelo então candidato, crise de autoridade e desrespeito à hierarquia. Este foi o cenário do ano passado, reproduzido pela imprensa e responsável pelo grande aumento da violência retratado nas estatísticas.

A novidade se limitou aos carros luxuosos desfilando pela cidade, enquanto o centro de Fortaleza era saqueado por arrastões. Depois de um ano, não chegaram a ser admitidos 1.000 novos policiais, após um curso feito às pressas, com redução de conteúdo e carga horária.

Em matéria de tecnologia, a inovação, ao contrário do que dizem, são os carros e as câmaras neles instaladas. Computadores de bordo e outros equipamentos de comunicação já existiam no sistema anterior.

Arrogância e improvisação marcaram as ações do Governo em relação à segurança. O custo social disso foi muito alto, traduzido por mortes, sofrimento, medo e angústia.

Esse é um passivo irresgatável.

Fumo

Portugal acaba de adotar lei muito restritiva em relação ao fumo em espaços públicos. Como ocorreu em outros países, que o fizeram antes, tem havido muito debate em torno da medida.

Piada foi o fato do responsável pelo órgão fiscalizador do cumprimento da lei, ter sido flagrado, na festa de reveillon, pitando uma cigarrilha, quando a lei já havia entrado em vigor no novo ano...

Traído pelo vício, esquecera o relógio...

domingo, 6 de janeiro de 2008

A frase do dia

O medo é o pai da crença.

Olavo Bilac

Terrorismo


O terrorismo venceu esta. O rally Lisboa-Dakar, que deveria ter largado ontem, foi suspenso. As ameaças feitas pela Al-Qaeda à segurança dos integrantes levou os organizadores da prova a cancelarem o evento.

É a primeira vez que o fato ocorre desde que a prova foi realizada a primeira vez. Além da frustração dos participantes, houve um prejuízo enorme que ainda não foi calculado. O pior de tudo foi a vitória desse atentado contra a liberdade.