sábado, 26 de setembro de 2009

Leminski

Paulo Leminski, poeta, compositor, tradutor, professor de cursinho e publicitário, foi no dizer do jornalista Jotabê Medeiros, um erudito boêmio.

Filho de pai polonês e mãe negra, é autor de Catatau, o texto revolucionário que lembra o Finnegan's Wake de Joyce.

Junto com Dalton Trevisan, é o escritor paranaense mais conhecido, embora não exista nenhum centro ou instituição dedicada à sua memória, à guarda e conservação de sua obra. Tudo que há é um esforço da família para organizar e divulgar sua produção, conhecida e inédita. A tarefa aguarda financiamento.

A obra múltipla do autor, é o foco da mostra Ocupação Paulo Leminski: Vinte Anos em Outras Esferas, a ter lugar no Itaú Cultural, de 01/10 a 08/11.

Teve um fim melancólico, isolado até dos antigos amigos, alcoólatra, despediu-se do mundo aos 44 anos. Em um bilhete falou do desapego à vida: Nunca estive muito interessado em envelhecer, eu que sempre amei a juventude.

Nas caixas, guardadas por Áurea Leminski, filha do poeta, contendo cadernos, folhas soltas, fotografias, livros, recortes de jornal, é possível garimpar inéditos como os dois poemas reproduzidos abaixo.

feliz macaco do passeio público
nas tardes de domingo
os guris jogam pipocas
a mão dos homens
pinga esmolas
na pata dos mendigos


morrer
como uma barca
morrer
entre meus livros
lendo
como Petrarca
escrevendo
como Flaubert
afundar entre meus livros
como quem afunda numa mulher


Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 25/09/09.

Senado

Pesquisa realizada pelo Instituto Análise junto à população sobre o Senado Federal, revelou que a maioria das pessoas é favorável à sua existência.

52% dos consultados defendem a continuação do Senado, 35% sua extinção e 13% não sabem/não responderam.

O resultado surpreende, uma vez que a sondagem foi feita em meio à revelação de numerosas irregularidades envolvendo funcionários e senadores.

Serve também para desarmar os apressados, que a pretexto de punir culpados pregavam a extinção do Senado. É como se quisessem punir o adultério removendo o sofá da sala.

A consulta demonstra que a maior parte das pessoas separa os senadores, cujo comportamento tem sido deplorável, da instituição.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 21/09/09.

Crise

O pânico passou, mas não a crise; ela está pior que há um ano.

Jeffrey Sachs
Economista e diretor do Earth Institute da Universidade Columbia

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Refinaria

A refinaria de petróleo a ser construída no Ceará está sendo reavaliada. O próprio presidente da Petrobrás, Sérgio Gabrielli, é quem dá a informação evitando se comprometer com prazos para construção e início da operação.

A empresa continua a mesma, esquiva e escorregadia, a não ser quando seus interesses imediatos estão em jogo.

Aliás, será que já pagou a dívida contraída com o governo do Estado? Se o fez, quais foram, afinal, as condições para ressarcir o dinheiro do povo cearense?

Saiba mais em O Povo, edição de 23/09/09, na matéria Petrobrás reavalia projeto da refinaria cearense, e no Diário do Nordeste, edição de 23/09/09, no texto Refinaria não é mais garantida para 2013.

Big Mac x Billy

O poder de compra do consumidor é medido em todo mundo pelo preço de um hamburguer padrão. O lendário índice foi instituído pela jornalista Pam Woodall, da revista The Economist, em 1986.

O Big Mac faz de Hong Kong uma das cidades mais baratas do mundo. Lá, o sanduíche custa U$ 1,75; em Oslo, a mais cara, U$ 6,15.

Agora, a jornalista Kristian Siedenburg, da agência Bloomberg, desenvolveu um novo índice que permite interessantes comparações. A IKEA, multinacional sueca, tida como a McDonald's da indústria do mobiliário, produz uma estante padrão, popular, em 38 países. Conhecida como Billy, a estante seria uma opção para efeito de calcular o poder de compra.

Ela é mais barata em Dubai, com preço de U$ 47,64, mais cara em Israel, onde custa U$ 103,48. O preço médio no mundo alcança U$ 60,15. Ninguém analisou o significado das diferenças e o porque das variações de preços.

A Billy, usada em conjunto com o Big Mac, pode ser um instrumento útil para calcular a solidez financeira de moedas ao redor do mundo.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 19/09/09.

PIB

Pela primeira vez este ano o mercado admite que o PIB do Brasil não será negativo.

No auge do pessimismo, a previsão chegou a ser de 0,73 negativo. Na pesquisa Focus, do Banco Central, a tendência de melhora do PIB se confirmou no levantamento de 18 de setembro. Agora, a expectativa é de que o resultado final passe de 0,15 negativo para estabilidade.

O resultado aponta para o fim da crise, embora ainda haja muita incerteza quanto ao futuro. A nível mundial, a preocupação gira em torno da forma, e do momento, de retirar os pesados subsídios injetados pelos governos no setor privado, sem que haja uma uma recaída da crise.

Seria um dilema parecido com o do médico que precisa decidir sobre a hora de retirar o respirador artificial de um doente grave, em recuperação, internado em uma UTI.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 22/09/09.

Poesia

Perguntas de um Trabalhador que Lê

Bertolt Brecht

Quem construiu a Tebas de sete portas
Nos livros estão nomes de reis.
Arrastaram eles os blocos de pedra?
E a Babilônia várias vezes destruida -
Quem a reconstruiu tantas vezes? Em que casas
Da Lima dourada moravam os construtores
Para onde foram os pedreiros, na noite em que
a Muralha da China ficou pronta?
A grande Roma está cheia de arcos do triunfo.
Quem os ergueu? Sobre quem
Triunfaram os Césares? A decantada Bizâncio
Tinha sòmente palácios para seus habitantes? Mesmo
na lendária Atlântida.
Os que se afogavam gritaram por seus escravos
Na noite em que o mar a tragou.

O jovem Alexandre conquistou a Índia.
Sozinho?
César bateu os gauleses.
Não levava sequer um cozinheiro?
Filipe da Espanha chorou, quando sua Armada
Naufragou. Ninguém mais chorou?
Frederico II venceu a Guerra dos Sete Anos.
Quem venceu além dele?

Cada página uma vitória.
Quem cozinhava o banquete?
A cada dez anos um grande homem.
Quem pagava a conta?

Tantas histórias.
Tantas questões.

Tradução de Paulo César Sousa

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Sucesso


Dan Brown lança, depois do enorme sucesso de O Código Da Vinci, novo livro The Lost Symbol, com previsão de edição brasileira, pela Sextante, em dezembro deste ano.

O livro inova pelo fato de ter sido lançado simultaneamente nas versões em papel e eletrônica. Normalmente o formato eletrônico surge algum tempo após o tradicional.

O Código Da Vinci vendeu 80 milhões de cópias em todo mundo. E Lost Symbol, no primeiro dia de lançado atingiu a marca de 1 milhão. Na Amazon, o novo título ocupa o topo da lista nas duas formas.

Outra novidade em relação à obra de Brown, é que a versão eletrônica, o e-book, que só pode ser lido no e-reader, o Kindle, vende mais que o formato em papel.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 21/09/09.

Sinal Trocado

O deputado Ciro Gomes em entrevista concedida à TV Bandeirantes, ao abordar a questão da segurança, afirmou que no Ceará a violência havia sido reduzida em 34%.

Equivocou-se. Trocou de sinal.

O jornal Diário do Nordeste, edição de 24/08/09, estampou na primeira página a seguinte manchete:

Criminalidade na grande Fortaleza
Assassinatos aumentam 33%

De janeiro a julho, foram registrados, nada menos que 768 crimes de homícidio, contra 577 em igual período de 2008

Os dados, que podem ser conferidos no site da Secretaria de Segurança, revelam a contínua escalada da violência entre nós.

Cariri


Semana passada demorei-me no Cariri, entre Juazeiro do Norte e Crato, por três dias.

Além dos muitos contatos políticos que tive ocasião de fazer, revi amigos e concedi muitas entrevistas a emissoras de rádio e televisão.

Por toda parte a mesma insatisfação com as manobras que buscam descartar a competição política e asfixiar o debate democrático.

No Instituto Cultural do Cariri lancei a última série de oito títulos de obras raras sobre o Ceará, reeditadas pela Fundação Waldemar Alcântara (FWA), que integram a Biblioteca Básica Cearense.

Entre eles está o Cariri, de autoria do médico e intelectual caririense Irineu Pinheiro. Foram doadas coleções para bibliotecas das duas cidades.

Na mesma ocasião, foi firmado convênio entre a FWA e a Diocese do Crato para seleção e digitalização de documentos inéditos relacionados ao Padre Cícero, para posterior publicação.

Recebi, então, a comunicação de que havia sido escolhido para integrar o quadro daquele Instituto, na condição de membro titular, na seção de ciências, ocupando a cadeira que tem como patrono meu pai Waldemar Alcântara.

Visitei o distrito de Ponta da Serra, no Crato, quando conheci um interessante projeto, o Verde Vida, voltado para a educação formal, música, televisão, cinema e teatro de crianças e adolescentes.

A iniciativa tem o apoio de católicos alemães e já ganhou alguns editais de instituições nacionais para financiamento de projetos especiais em desenvolvimento.

No momento, está em fase final de conclusão moderna padaria, cujo prédio lembra a arquitetura alemã em enxaimel, com inauguração prevista para breve.

Mestres alemães capacitam a mão-de-obra local, tendo tido a oportunidade de provar, durante a visita, produtos da excelente pastelaria alemã made in Ponta da Serra.

Para quem quiser saber mais sobre essa viagem ao Cariri, recomendo acessar o Blog do Crato, que traz bom texto e boas fotos de Wilson Bernardo.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Trem do Cariri


O jornal O Estado de S. Paulo, edição de 20/09/09, traz matéria com o título Trem do Cariri não tem onde parar, assinada pela jornalista Carmen Pompeu.

Ao historiar a origem e desenvolvimento do projeto, bem assim o início das obras da via férrea e a fabricação os trens, a jornalista remete ao meu Governo, que foi quando tudo começou, sob a coordenação e acompanhamento do secretário Luis Eduardo Barbosa de Morais e seu imediato, Rômulo Fortes, hoje presidente do Metrofor.

O atual Governo do Ceará mudou o nome de Trem para Metrô do Cariri, e a cor dos comboios de amarelo para verde. Esse é apenas um dos muitos projetos que datam do meu Governo e que tiveram os nomes trocados para parecer coisa nova.

Quanto à demora para que os trens comecem a circular é preciso que se diga que no atual Governo a obra esteve parada por muitos meses.

Conclusão


De Saul Galvão, crítico de gastronomia e enólogo, morto recentemente:


Superego sabe nadar. Se você está triste, bebe e fica mais triste. Se está feliz, bebe e fica mais feliz.

Perda


Aos 87 anos, faleceu em Brasília, no último domingo, 20 de setembro, Paulo Cabral de Araújo.

Filho de Guaiuba, no Ceará, projetou-se cedo no rádio, conduzindo programas populares de grande repercussão na Ceará Rádio Clube, a PRE-9.

Do microfone da emissora saltou para a Prefeitura de Fortaleza, a que concorreu inscrito na UDN. Foi pioneiro em abrir caminho para a política através do rádio. Creio que data de sua administração a nova usina que supriu Fortaleza de energia elétrica.

Depois foi deputado estadual, penso que por um único mandato.

Seguiu carreira no jornalismo ascendendo a elevadas posições nos Diários Associados, que dirigiu por largo tempo em Minas Gerais e depois Brasília. Com a morte de Assis Chateaubriand, presidiu o condomínio que administra a organização associada, da qual se afastou há poucos anos.

Exerceu a presidência da Associação Nacional de Jornais (ANJ), no período 1994-2000, tendo sido ainda secretário-geral do ministério da Justiça, no governo de Ernesto Geisel (1974-1979).

Meu pai e ele foram amigos, apesar de militarem em partidos distintos, e eu fui colega de seu filho Paulinho, sendo que juntos recebemos o diploma de doutores do ABC.

Muitos anos depois meu pai adquiriu a casa onde morara, aqui em Fortaleza, à avenida Sargento Hermínio, em Monte Castelo, onde vim a residir depois de casado. Guardo a lembrança da casa com a ampla varanda e um gramado verde onde sobressaia uma enorme castanholeira.

Colada ao muro estava a igreja do Senhor do Bonfim, que me permitia, assim quisesse, assistir à missa sem precisar sair de casa. O templo mais tarde transferiu-se para um prédio moderno e a bucólica igrejinha remanescente foi destruída, após criminosa conversão em oficina de carros.

Mídia

Em matéria sobre o conflito gerado entre o Governo e a imprensa argentina, em razão da polêmica proposta de lei para a comunicação social que tramita no parlamento, O Estado de S. Paulo, edição de 20/09/09, traz curiosa afirmação atribuída à Peron.

Segundo a notícia, em 1974, pouco antes de morrer, ele teria dito:

Fui deposto quando tinha todos os meios de comunicação a meu favor. E ganhei as eleições quando os tinha todos contra mim.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A frase do dia

O pessimista é alguém que confunde não ter crenças com acreditar na descrença.
Daniel Piza