quinta-feira, 4 de março de 2010

Fraternidade

Trecho do hino da Campanha da Fraternidade 2010, da Igreja Católica:

Jesus Cristo anunciava por primeiro um novo Reino de justiça e seus valores. (Mt 4,17).
Vós não podeis servir à Deus e ao dinheiro e muito menos agradar à dois senhores. (Mt 6,24)

É a Igreja na sua permanente busca por uma alternativa ao capitalismo selvagem e ao comunismo tirânico.

A frase do dia

Uma verdade não é menos verdadeira dependendo de quem a enuncie.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Imagem

Mindlin

Perdi um grande amigo. E os livros também. Hoje eles choram letras de saudade.

Os livros esquecidos, os livros mortos, aos quais devolveu a vida para alojá-los nas prateleiras de confortáveis bibliotecas.

Os recém natos, que acolheu em preciosas coleções, preservando-os para o futuro.

José Mindlin foi um leitor precoce, um jornalista em trânsito, um advogado competente, um industrial avançado, um político sem mandato, que formou no pelotão de frente de um pequeno grupo de grandes empresários que lutaram pela redemocratização do país.

Um administrador da cultura e da tecnologia que se demitiu quando a orientação do Governo colidiu com os princípios da liberdade de expressão que sempre defendeu.

Com atuação marcante em campos tão diversos, será sempre lembrado por seus muitos feitos. Mas, irá prevalecer a imagem afável e bem humorada do bibliófilo ímpar, convertido à  loucura mansa (gentle madness) de que costumava falar.

Foi ainda autor tardio, que revelou numa prosa agradável episódios deliciosos de sua prolongada e íntima convivência com os livros.

Suspeito que tenha partido levando na algibeira sua última aquisição, a ser ressuscitada pelas mãos habilidosas de Guita, sua companheira no longo e frutuoso percurso aqui na terra.

terça-feira, 2 de março de 2010

Salinger II

O heroi de Apanhador no Campo de Centeio é o adolescente rebelde, insatisfeito com o mundo dos adultos, a hipocrisia, a falsidade dominante, as disfunções do amor, tudo aquilo que enxerga onde não deseja chegar com o fim da inocência.

Sonhava com um mundo idílico, uma infância permanente, distante do inferno dos adultos, da preocupação cínica dos opulentos com a pobreza. O livro seria o gatilho dos justiceiros desajustados perdidos nos desencontros entre o idealismo do jovem e a crueza da sociedade.

O personagem que distribui pancadas verbais e comportamentais parece ter inspirado assassinos famosos.

Mark Chapman, o assassino de John Lennon, foi encontrado lendo o livro depois de cometer o crime. E disse em seu depoimento à polícia que descobririam as respostas para seus tiros se lessem o livro.

John Hinckly Jr., que tentou assassinar Ronald Reagan era tambem obcecado pelo livro.

Indagado certa feita se acumulava em casa páginas escritas para posterior publicação afirmou que escrevia para si mesmo, para seu próprio prazer.

Uma ex-esposa, ressentida, publicou um livro sobre ele no qual sugere que o autor tinha muita coisa escrita inédita.

Saiba mais no Diário Econômico, edição 06/02/10 

Salinger

J.D.Salinger, o escritor, faleceu em janeiro deste ano. O autor de O Apanhador no Campo de Centeio (1951) após escrever o livro, enorme sucesso editorial, recolheu-se em uma pequena cidade do estado de New Hampshire. Saiu da midia para entrar na mídia.

Depois da narrativa de Holden Caufield, estranhezas e perplexidades de adolescentes e da juventude americana, ainda escreveu Nove Estórias (1953), Franny e Zooey (1953), Pra Cima com a Viga,Moçada e Seymour: Uma Introdução, em um mesmo volume (1963).

A última obra impressa de Salinger foi Hapworth,16, um conto publicado na revista The New Yorker (junho de 1965).

A partir de 1970 deixou de conceder entrevistas.

Salinger não é o primeiro escritor de uma grande obra inicial a deixar de escrever e refugiar-se no anonimato. Foi assim com Juan Rulfo, Radiguet, Raduan Nassar e Rimbaud. Pararam porque já haviam dito o que importava ou por terem sido vencidos pela página em branco.

Thomas Heggen, antes dos 30 anos, escreveu na década de 40 Mister Roberts, um enorme sucesso de vendas, que virou filme e peça de teatro na Broadway. Pressionado, cobrado pela imprensa, o público e academia, nunca mais escreveu nada.

Jovem, ainda, foi encontrado morto em uma banheira. Nunca se soube se foi vítima da angústia da página em branco ou se cometeu suicídio.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edições de 29 e 31/01/10.

Bom Sinal

A empresa Bom Sinal, instalada em Barbalha, que veio para o Ceará para produzir as cadeiras de fibras de vidro do Castelão, e depois foi contratada em nosso governo para reformar os vagões do trem que atende Caucaia, está cheia de encomendas após o sucesso do comboio que trafega entre Crato e Juazeiro.

No momento produz 86 carros para cinco cidades até 2011. A meta é produzir 100 carros por ano ao preço de R$ 3 milhões cada.

Estou feliz por haver implantado no Ceará a semente de uma indústria ferroviária.

Pimenta

O Ministro José Pimentel, conhecido por sua discrição e moderação na linguagem, ao anunciar sua candidatura ao senado respondeu às críticas de Ciro, ao PT, Lula e Dilma, dizendo que ele tem mais marca de partidos do que burra de cigano.

Saiba mais no jornal O Povo, edição de hoje,

segunda-feira, 1 de março de 2010

Entrando nos trilhos II

Fiquei feliz de ver o trem do Cariri nas páginas de uma importante revista nacional. Ao contrário do que informa a publicação tudo não começou há dois anos.

O começo foi no meu governo, ideia, planejamento, contratação e início das obras da via férrea e da construção dos trens, pela empresa Bom Sinal, localizada em Barbalha, que veio para o Ceará para fabricar as cadeiras do Castelão.

O desenvolvimento do projeto esteve a cargo de técnicos cearenses da Secretaria de Infraestrutura que tornaram viável uma solução eficiente e barata, capaz de ser reproduzida em outras cidades.

Nossa iniciativa enseja tambem a possibilidade de implantação de um polo industrial ferroviário no estado.

Não fora o governo ter paralisado a obra por um longo período e o trem já estaria rodando há muito tempo.

Do CIVITATE - O Blog do Coronel Bessa

RASGADORES DE LEIS

Somos do Estado do Ceará, agimos principalmente na área da segurança pública, somos conhecidos como RASGADORES DE LEIS. Saiba por que:

1) Prometemos no art. 5º, da Lei Estadual 14.113, de 12 de maio de 2008, que o Poder Executivo encaminharia Projeto de Lei, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias, dispondo sobre o Regime de Trabalho Semanal dos militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e não cumprimos. Também prometemos SUBSÍDIO para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, inclusive consta na Lei Estadual nº 13.729, de 11 de janeiro de 2006 (art. 54, 55, 56 e 57), e também não cumprimos. Demos SUBSÍDIO para a Polícia Civil, Nível superior da PERFORCE, Procuradores do Estado, Defensores Públicos e outras categorias que podem fazer greve. Como somos RASGADORES DE LEIS, também rasgamos a Lei Estadual nº 13.729, de 11 de janeiro de 2006 (art. 54, 55, 56 e 57).

2) A LDB – Lei de Diretrizes e Bases para Educação, a Lei Federal n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, principalmente quanto ao artigo 83, que diz “O Ensino Militar é regulado em lei específica, admitida a equivalência de estudos, de acordo com as normas fixadas pelos sistemas de ensino”, não vale aqui no Ceará.
Somos RASGADORES DE LEIS e demolidores de “casas de ensino”. Demolimos a Academia da Polícia Militar, vamos demolir a Diretoria de Ensino, vamos demolir a Academia de Polícia Civil, vamos demolir a Academia do Corpo de Bombeiros, vamos demolir o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças e também a Diretoria de Ensino e a 3ª Seção do Estado-Maior da Polícia Militar. Vamos fazer tudo isso num final de semana, sem avisar a nenhum Comandante, Chefe ou Diretor, principalmente para mandar tratores passar por cima desses bens e dos bens de quem estiver lá. Também não precisamos fazer inventários, termos de responsabilidades, relações de carga e descarga ou tirar licenças ou alvarás. Somos RASGADORES DE LEIS, não cumprimos o Código de Posturas do Município de Fortaleza, ou qualquer legislações, como o Regulamento de Administração aplicável à PMCE e ao CBMCE, no que diz o art. 228, da Lei Estadual nº 13.729, de 11 de janeiro de 2006, e também a Lei nº 9.809, essa última também aplicável à Polícia Civil do Ceará. Também não cumprimos prazos, nem o princípio da publicidade, pois Diário Oficial só para publicar nossas Diárias.
Somos RASGADORES DE LEIS, conosco é a lei da “Chibata”.
Mês passado o Quartel da CPMA – Companhia de Polícia Militar Ambiental, na Av. Raul Barbosa, na Aerolândia, em Fortaleza – CE, anoiteceu e num amanheceu. Mandamos derrubar tudo. Aproveitamos e derrubamos também a Escolinha, a Associação Comunitária e o Centro de Convivência, Esporte e Lazer da Aerolândia, afora o campo do Milan, que era tudo vizinho à CPMA. No local mandamos fazer uma pista de skat, pois RASGADORES DE LEIS são jovens, radicais e gastam à vontade o seu dinheiro, alias o “nosso” dinheiro público.

3) E por sermos RASGADORES DE LEIS jovens (nós podemos, tá pensando o que!), aproveitamos e acabamos com esse negócio de Recrutas na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. Agora são Alunos do Curso de Formação Profissional, por isso rasgamos a Constituição Federal (artigo 22, inciso XXI; 142 e 144); Rasgamos a Constituição do Estado do Ceará (art. 182); Aproveitamos e rasgamos também vasta legislação federal (ninguém tem medo da União não! Aqui não somos nem do DEM de Brasília, não somos “Arruda” não!), tudo só para desmoralizar, pois rasgamos o Decreto-lei Federal nº 667, de 02 de julho de 1969, alterado pelo Decreto-lei nº 2010, de 12 de janeiro de 1983 e o Decreto Federal nº 88. 777, de 30 de setembro de 1983, tudo de uma "lapada" só!
Esse negócio de Recruta dava muito trabalho, pois eles eram logo considerados Militares Estaduais. Tinha que implantar em folha de pagamento, contar o seu tempo de serviço para a inatividade, pagar gratificações, soldos, diárias, fardamentos, comida, vale-transporte, direito à assistência médico-odontológica e até assistência jurídica, já pensou!
Já esses Alunos do Curso de Formação Profissional, mesmo tento feito um tal de concurso público para Soldado do RONDA (num é mais soldado da PM não, lembra da propaganda nos outdoors espalhados por Fortaleza – “Seja Soldado do RONDA”), nós tratamos como celetistas, podem fazer o que quiser, num tem negócio de Código Penal Militar, nem Código de Processo Penal Militar, nem Código Disciplinar da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros (Lei Estadual Nº13.407, de 21 de novembro de 2003), ademais eles marcham, brincam com armas nos Quartéis, atiram e até tiram serviço, usando algema e Tonfa, pois RASGADORES DE LEIS gostam mesmo é de Tonta, pois é mais moderno que Cassetete e tem um pau adicional na lateral. Podemos sim ter dois paus, um na vertical e outro na horizontal, pois somos RASGADORES DE LEIS e nós podemos! Recruta pode responder até processo de Insubmissão ou Deserção, já pensou! Aluno do Curso de Formação Profissional pode faltar à vontade, num tem negócio de Deserção não! Queremos é voto!

4) Nós, RASGADORES DE LEIS, super-modernos, não queremos ninguém da polícia velha. Tá tudo dominado! Todo mundo em casa, ganhando dinheiro sem trabalhar. Por sermos jovens respeitamos a terceira idade, eles têm que ficar em casa de folga. Ademais eles não sabem usar Hilux nem troller, são da época dos fuscas, chevettes, gols e paratis. Alguns até sabem dirigir pálio weekend. Mas Hilux e Troller só para nós. Mesmo porque as Hilux vez por outra está colidindo, capotando, tudo por sermos jovens radicais e também porque os pneus ficam lisos e carecas logo. Também tem o fato de sermos radicais, alta velocidade diz tudo. Todo RASGADOR DE LEI é radical, gostamos de mergulhar nossas motos do RONDA na Ponte Metálica, ali aonde será o aquário do Ceará (alias acquário com "C", aqui no Ceará tem disso sim! Aquário tem “C” de Ceará, é aCquário, otário!). Também gostamos de mergulhar com nossos troller no oceano atlântico. Também rodamos em viaturas retardadas, sem seguro e outras obrigações legais pagas. Pois como RASGADORES DE LEIS num tem esse negócio de seguro obrigatório, licenciamento ou coisas assim não, gostamos de desafios.

5) Rasgamos a Constituição Federal (art. 144) e a Constituição do Estado do Ceará (art. 178), criando grupos paramilitares chamados Pró-Cidadania para cuidar da segurança pública dos municípios do Estado.

6) Criamos a escala 6 x 1 para Policiais Militares, quando os policiais civis trabalham 24 x 72 horas. O PM trabalha em 26 dias no mês e o PC trabalha em 10 dias do mês.

7) Criamos a Gratificação do RONDA para quem quer trabalhar na escala 6 x 1 no período Diurno ou Noturno, com isso criamos duas polícias dentro da mesma polícia. Quem reclama mandamos aderir a essa escala 6 x 1, só que não são todos que podem concorrer, principalmente a tropa dos Destacamentos do interior do Estado, que representam 73% das cidades do Ceará. Lá eles já trabalham nessa escala sem ganhar tal gratificação, por que então vamos gastar dinheiro com eles? Criamos até o Quartel do Ronda, o “Batalhão” Comunitário sem nenhuma lei, lei para que? Se existe lei nos rasgamos, imaginem se num existir, num tem esse negócio de lei não, somos RASGADORES DE LEIS! Depois vamos pintar a lateral da Secretaria na Avenida Bezerra de Menezes, propriamente pela Rua Prof. Nogueira – São Gerardo, onde fica o Batalhão Comunitário, pois inauguramos sem pintar uma lateral do prédio, RASGADORES DE LEIS rasgam leis, mas são limpinhos e gostam de fachadas. Pagamos R$ 150.000,00 (Cento e cinqüenta mil reais) por cada fachada de Delegacias. Vamos mandar fazer uma fachada daquela também para a Secretaria, aguardem!

8) Rasgamos a Lei nº 11.035, de 23 de maio de 1985, determinando que a CPRv – Companhia de Policiamento Rodoviário, seja chamada doravante de Polícia Rodoviária Estadual, sem nenhuma base legal, pois suspeitamos que estão “queimando nosso filme” e 2010 é um ano eleitoral.

9) As promoções que a partir da edição da Lei Estadual nº 13.729, de 11 de janeiro de 2006, deveriam ser duas vezes por anos (maio e dezembro), rasgamos isso, pois só promovemos por Decreto e quando quisermos. Faz muito tempo que não promovemos ninguém. Também só mandamos fazer Cursos fora do Estado recebendo diárias quem nós queremos.

10) Essa história de que policiais civis, policiais militares e bombeiros militares passem somente 2 anos em Delegacias, Unidades ou Subunidades, prorrogáveis por mais dois anos, tudo conforme os Decretos Estaduais nºs 27.878 e 27.879, ambos de 18 de agosto de 2005, também rasgamos, pois deixamos em algumas delegacias, principalmente regionais, alguns delegados que ali estão há mais de quatro anos. E aplicar esses Decretos para alguns PMs e BMs do nosso interesse, nem pensar.

11) Mudamos a farda da Polícia Militar, demos prazo para seu uso, tudo estabelecido em lei, mas não pudemos cumprir a lei, tem gente que ainda não recebeu a farda nova, como se isso fosse novidade, pois somos RASGADORES DE LEIS. Não se assustem se vocês numa mesma ocorrência observarem várias fardas diferentes usadas por PMs.

12) Nepotismo isso não existe, só em nossos quadros, pois somos RASGADORES DE LEIS.
RaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaSGA !

Entrando nos trilhos


"Metrô do Cariri" - O VLT que anda nas linhas da RFFSA no Ceará: por fora, parece um trem europeu; por dentro, é igual a um ônibus

Leonardo Coutinho

Nos últimos 25 anos, grandes cidades brasileiras cogitaram adotar veículos leves sobre trilhos (VLTs) para resolver seus problemas de transporte coletivo. Netos dos velhos bondes, os VLTs são um misto de metrô e ônibus, com a diferença de que custam a metade do primeiro e transportam quatro vezes mais passageiros que o segundo. Há dois anos, os projetos de implantação do sistema começaram a sair do papel no Nordeste. Desde dezembro do ano passado, os VLTs trafegam no sertão cearense, nos 14 quilômetros que ligam Crato a Juazeiro do Norte. Recife, Fortaleza e Maceió estão adaptando suas malhas ferroviárias e têm VLTs já em linha de montagem. João Pessoa e Natal iniciarão as obras de seus sistemas ainda neste ano. No Nordeste, o custo de implantação do novo modelo de transporte é reduzido, porque os comboios vão circular sobre linhas que pertenciam à Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e que estavam subutilizadas ou abandonadas. No litoral paulista, Santos construiu novas vias e deverá colocar o VLT para rodar ainda neste ano.

A Copa de 2014 deu o impulso que faltava ao VLT. Todas as doze cidades-sede incluíram esses veículos em seus planos para o campeonato. Em São Paulo, o novo sistema terá duas funções: ligar o Aeroporto de Congonhas ao Estádio do Morumbi e conectar algumas linhas do metrô, como ocorre em Paris. Até o início dos jogos, o Brasil investirá 23 bilhões de reais em trens urbanos - com o VLT à frente. As indústrias ferroviárias já receberam encomendas de 120 veículos e disputam licitações para montar outros 200. O mercado é tão promissor que o gigante francês Alstom, detentor de 26% do mercado mundial de trens, passou a cogitar abrir, no Brasil, uma unidade para fabricá-los. "Se as perspectivas se confirmarem, abriremos a nova planta", diz Philippe Delleur, presidente da Alstom no Brasil. Desde 2008, uma empresa nacional explora o setor: a cearense Bom Sinal. Foi ela a primeira a produzir VLTs próprios para as linhas da RFFSA. Seus vagões são uma versão mais barata dos similares europeus: por dentro, são idênticos a um ônibus urbano, mas custam 40% menos que um veículo importado. Por causa das condições vantajosas que oferece, a Bom Sinal já recebeu encomendas de 69 vagões e pedidos de orçamento de cinquenta prefeituras. Com os VLTs, o país poderá voltar aos trilhos de um transporte eficiente.


Matéria publicada na revista Veja, Edição 2153 / 24 de fevereiro de 2010

Veterinária

Está em construção no campus de Itaperi, da Universidade Estadual do Ceará (Uece) o hospital veterinário.

Segundo matéria publicada no jornal Diário do Nordeste, edição de 15/01/10, deverá ser o maior do Norte e Nordeste.

Fico feliz de ver continuada a obra iniciada em meu Governo, visando o fortalecimento do curso de veterinária daquela Universidade.

Não tivesse o atual Governo paralisado a obra por tanto tempo, o hospital já estaria pronto.

A continuidade administrativa promove o progresso e o desenvolvimento.

Seguro

O seguro não morreu de velho, foi morto pelos inseguros que conviviam com ele.

Daniel Piza

Saúde

O Presidente Obama continua a insistir junto aos parlamentares republicanos pela aprovação de sua proposta para reforma do sistema de saúde americano.

A aprovação se tornou mais difícil, mesmo com alterações introduzidas, depois que os democratas perderam a maioria no Senado.

Em reunião com parlamentares, Obama apelou: o que eu espero conseguir é que todos se concentrem não apenas nas nossas divergências, mas nos pontos sobre os quais possamos estar de acordo.

Os Estados Unidos são o único país industrializado que não oferece um serviço de cobertura médica para todos os seus cidadãos.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 26/02/10.

A frase do dia

Todo todo é parte de algo do qual partiu.
Daniel Piza

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Arrodeio do Quarteirão



Por sugestão da leitora Walezka, eis o vídeo Arrodeio do quarteirão, disponível no youtube.