quinta-feira, 18 de março de 2010

Mestres

O governo do estado recuou e voltou a sediar o Festival Mestres do Mundo, instituido durante minha administração, em Limoeiro do Norte, de onde aliás nunca devera ter saido.

Violência

A violência saiu das primeiras páginas dos jornais. Nas ruas continua a mesma.

Eloquência

Dados eloquentes prescindem de comentários. Falam por si.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Prosperidade

Negócio próspero em Fortaleza é a blindagem de carros.
Oficinas especializadas só recebem carros para serem blindados daqui a pelo menos 30 dias.

É o governo do estado construindo um novo Ceará!

Contos II

Quiroga mostraria preocupação com a técnica de elaboração de contos em dois outros escritos: Os truques do perfeito contista e Decálogo do perfeito contista.

No primeiro, fala sobre os relatos de cor local ("toda história de cor local deve dar a impressão de ser contada exclusivamente para os indivíduos desse ambiente") e certas inversões na articulação da frase ("em literatura a ordem dos fatores altera profundamente o produto").

Reproduzimos a seguir o Decálogo, que teve intensa repercussão quando de sua publicação na revista Babel, de Buenos Aires, em julho de 1927.

Decálogo de um perfeito contista

1- Crê num mestre - Poe, Maupassant, Kipling, Tchekov - como na própria divindade.

2- Crê que tua arte é um cume inacessível. Não sonha dominá-la. Quando puderes faze-lo, conseguirás sem que tu mesmo o saibas.

3- Resiste quanto possível à imitação, mas imita se o impulso for muito forte. Mais do que qualquer coisa, o desenvolvimento da personalidade é uma longa paciência.

4- Nutre uma fé cega na tua capacidade para o triunfo, mas no ardor com que o desejas. Ama tua arte como amas tua amada, dando-lhe todo o coração.

5- Não começa a escrever sem saber, desde a primeira palavra, aonde vais. Num conto bem feito as três primeiras linhas têm quase a mesma importância das três últimas.

6- Se queres expressar com exatidão esta circunstância - "Desde o rio soprava um vento frio" - não há na língua dos homens mais palavras que estas para expressa-la. Uma vez senhor de tuas palavras, não te preocupa em avaliar se são consoantes ou dissonantes.

7- Não adjetiva sem necessidade, pois serão inúteis as rendas coloridas que venhas a pendurar num substantivo débil. Se dizes o que é preciso, o substantivo, sózinho, terá uma cor incomparável. Mas é preciso achá-lo.

8- Toma teus personagens pela mão e leva-os firmemente até o final, sem atentar senão para o caminho que traçastes. Não te distrai vendo o que eles não podem ver ou o que não lhes importa. Não abusa do leitor. Um conto é uma novela depurada de excessos. Considera isto uma verdade absoluta, ainda que não o seja.

9- Não escreve sob o império da emoção. Deixa-a morrer, depois a revive. Se és capaz de revive-la tal como a viveste, chegaste, na arte, à metade do caminho.

10- Ao escrever, não pensa em teus amigos ou na impressão que tua história causará. Conta como se teu relato não tivesse interesse senão para o pequeno mundo de teus personagens e como se tu fosses um deles, pois sòmente assim  obtém-se a vida num conto.

O autor voltaria ao tema mais uma vez, em 1928, ao escrever A retórica do conto.

Havendo interesse no assunto, consulte Decálogo do Perfeito Contista, de Horácio Quiroga, organizado por Sérgio Faraco e Vera Moreira, LPM editores. O livro contém  a opinião de vários autores sobre o decálogo do escritor uruguaio.

Sinuca

Tramita no Senado, depois de aprovado na Câmara dos Deputados, projeto de lei que distribui os royalties do petróleo extraido do pré-sal.

A proposta, se convertida em lei, prejudica os estados produtores, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, e beneficia os demais estados e munícipios.

O Governador do Rio, Sérgio Cabral, chorou ao afirmar que a medida, se adotada, levará seu estado à falência.

Como fica diante do fato o Deputado Ciro Gomes (PSB-CE? SP?), eleito pelo Ceará, com domicílio eleitoral em São Paulo e morador no Rio de Janeiro?

Criador e criatura

Queixa-se o governador do estado que as críticas generalizadas contra sua ineficiente política de segurança tenham uma inspiração política.

Ao contrário. Esquece ter sido ele, quando candidato, que transformou assunto tão delicado em leviandade eleitoral comunicada mediante vistosa propaganda enganosa.

As vítimas da fraude hoje reclamam, com razão.

Traição

30 dinheiros compram o traidor e abrem-lhe a porta dos fundos da história.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Gastos com manutenção da frota de Toyotas

Clique na imagem para melhor visualização

Fonte: Diário Oficial do Estado

Livro

Recebi um exemplar do livro "Nascido para as Coisas Maiores", de autoria do Pe. Geovane Saraiva, um resumo criterioso sobre a trajetória luminosa de D. Helder Câmara.

Geovane que é pároco da igreja de Santo Afonso, na Parquelândia, teve a feliz iniciativa de editar o livro em comemoração ao centenário do grande cearense transcorrido ano passado.

Agradeço ao autor o convite para escrever o prólogo que resume o alto conceito em que tenho aquele sacerdote.

Impaciência

Da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, edição de 14/03/10 :

Tempo...

No entorno de Lula e no comando da campanha de Dilma Roussef (PT), cresce a impaciência com Ciro Gomes (PSB). Mas a ordem do presidente é manter a calma.

...ao tempo.

Segundo o raciocínio zen, quando abril chegar e Ciro concluir que apostou no cavalo errado - a saber na desistência de José Serra (PSDB) - não lhe restará senão sair da disputa, dada a marcha das pesquisas e ausência de apoio partidário.

Mais um

Da coluna Vertical, do jornal O Povo, edição de 13/03

Mudança de Nome

O governo do estado prepara modificações no "Programa Criança Fora da Rua, Dentro da Escola". A proposta, já aprovada, é mudar o nome para "Programa Busca Ativa" e o fardamento trocar a cor amarela pelo verde. Tal mudança significará melhoria nos resultados? Com a palavra a secretária Fátima Catunda.