sábado, 31 de julho de 2010

Carreata 22 em Maracanaú

Foram mais de três horas de duração. Atravessamos cerca de dez bairros de Maracanaú. Centenas de veículos e muita alegria contagiaram a cidade administrada por nosso presidente de honra, Roberto Pessoa, na tarde deste sábado, durante a carreata Lúcio 22.


Muita gente acenava, nos cumprimentando, torcendo por nós. Ao lado do meu vice, Cláudio Vale, e do meu senador Alexandre Pereira, pude ver a vontade de mudança no rosto das pessoas. Essa é uma grande motivação.


Carinho em Russas

Ainda estamos aqui em Russas, de onde, após o almoço, partiremos rumo a Fortaleza. Estou aproveitando esse tempinho para postar umas fotos da nossa caminhada dessa manhã. A recepção à nossa candidatura, graças a Deus, é muito boa. O reconhecimento ao trabalho que fizemos como Governador também é destaque nas conversas com as pessoas que encontramos pelas ruas. Visitamos o mercado novo e o mercado antigo. Fomos também, eu e Alexandre Pereira, ao comércio da cidade.

Mais tarde estaremos na carreata Lúcio 22, em Maracanaú, cidade muito bem administrada pelo nosso amigo Roberto Pessoa.

Noite no Eusébio

Na noite de ontem estivemos com os moradores do distrito de Pedra, no Eusébio, apresentando nossas propostas e os compromissos de governo da coligação Para Fazer o Ceará Brilhar. Muitas pessoas vieram nos ouvir.
Algumas reclamaram da falta de segurança e pediram proteção. O comerciante Haroldo, vítima de assaltos seguidos, pediu uma maior atuação do Raio. Eleito, vou levar esse projeto criado durante meu governo - e bem mais eficiente e menos dispendioso - para toda a Região Metropolitana e interior do Ceará.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Campos Sales e Araripe

Participamos, em Campos Sales, da festa de emancipação política do município. Subimos no palanque oficial para cantar o tradicional parabéns pelos 111 anos da cidade. Uma bela festa!

Nas ruas, ecoava dos carros de som um jingle mencionando a apreensão de motos em blitze pelo interior e a cobrança da taxa para transportar animais (GTA), apelidada por mim de "imposto bacurim". Hoje cedo fomos a Araripe, conversar com os moradores da cidade. As reclamações são as mesmas...

Memória III

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Formação

No Ceará, há indicações de que os cursos de formação de policiais militares e civis, delegados e escrivães, estariam deixando muito a desejar em relação à carga horária, conteúdo e treinamento físico.

É impossível melhorar a polícia sem formar bons policiais. A pressa em admiti-los pode prejudicar o esforço para aumentar efetivos.

Postado por Lúcio Alcântara às 06:46
 Domingos Sávio disse...

Continuar vigilante e cobrar o cumprimento integral do curso.

8 de dezembro de 2008 18:30

Anônimo disse...

Que fórmula tem este curso de preparação que transforma em três meses um simples cidadão em um policial militar preparado para enfrentar o mundo do crime.

9 de dezembro de 2008 19:34

Memória II

sábado, 6 de outubro de 2007

Coerência

O Governador do Estado declara à imprensa: a polícia do Ceará é despreparada.


Providência tomada: redução da duração do curso de formação de novos policiais militares para três meses, e da carga horária em torno de 40%.

Postado por Lúcio Alcântara às 09:15
5 comentários:


Anônimo disse...

Ao governante não cabe apenas identificar deficiências, muitas vezes tentando limitar ou transferindo responsabilidade. Cabe, isto sim, encontrar e implantar soluções factíveis. O governante que não resolve probemas que encontra, é responsável pelo seu agravamento.

6 de outubro de 2007 18:40


Paco disse...

muito bom todo esso que vc comenta é a primera vez que vejo seu blog.. parabens vc é capaz racionar como os grandes filosofos.

7 de outubro de 2007 06:14


Anônimo disse...

ESSE É O GRANDE "SALTO" PROMETIDO POR ESSE GOVERNADOR MEDÍORE!ACHO QUE O POVO CEARENCE AO INVÉS DE "GRANDE SALTO" SOFREU FOI UM "GRANDE ASSALTO" EM SUA ESPERANÇA DE QUE TUDO MELHORARIA COM ESSA FAMÍLIA DE ARROGANTES NO PODER!O POVO QUE VOTOU EM CID"HILUX"GOMES SOFREU UM PERFEITO ESTELIONATO ELEITORAL QUE VAI CUSTAR MUITO CARO PARA TODOS OS CEARENCES>

7 de outubro de 2007 19:45


Anônimo disse...

Dr. Lúcio, acho que o senhor pirou!!! buscar coerência "nesse povo". é só olhar o histórico da família para ver a coerência: o Ciro, que chamava lula de despreparado, deixou até a barba crescer para ficar mais parecido com os petistas ... ... e por aí vai...

8 de outubro de 2007 16:23


Carol Vago disse...

Ironicamente, esse episódio da polícia aconteceu conta uma hilux...seria esse um sinal??? Sinal de q esse negócio aí do Ronda não vai prestar?

10 de outubro de 2007 12:22

quarta-feira, 28 de julho de 2010

No comércio da Monsenhor Tabosa

Hoje pela manhã fui à avenida Monsenhor Tabosa, junto com Cláudio Vale e Alexandre Pereira, conversar com vendedores e lojistas sobre as minhas propostas como Governador. Quem nos acompanhou foi o vereador Marcelo Mendes, do PTC. Ouvi muita reclamação sobre a queda nas vendas durante este período de férias. E também sobre a insegurança que assusta a todos.













Emocionada, a vendedora Evani contou que perdeu um irmão, deficiente mental, há pouco tempo. "Falta de um tratamento digno", ela lamentou. E pediu um olhar especial para a saúde em meu governo.


Conheci também a família Beca, do Pará, muito simpática, por sinal.


Viajo daqui a pouco para Campos Sales. Amanhã, estarei na região do Cariri, passando por Salitre, Araripe, Nova Olinda, Assaré, Potengi, Santana do Cariri e Altaneira...

Ufa! A agenda está cheia, mas a disposição é grande.

Ah!, nosso site de campanha já está no ar. Entre, participe, envie sugestões: http://www.lucio22.com.br/
Além do meu twitter e facebook pessoal, temos os perfis da campanha @votelucio22 e facebook Lúcio Alcântara.

No meu flickr você também acompanha as nossas andanças.

Seja bem-vindo ao nosso comitê Lúcio 22



Nosso vice, Cláudio Vale



Gorete Pereira, Alexandre Pereira e Fernanda Pessoa





















Antes da inauguração do nosso comitê central, fomos, ontem à tarde, à segunda etapa do Conjunto Ceará, onde encontrei a dona Francisca Joelina Arrais, minha eleitora. Fiquei feliz com sua declaração: ela disse que eu sou o governador da simplicidade.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Inauguração do nosso comitê de campanha


Você é nosso convidado para a inauguração do comitê de campanha.

Será hoje, às 19 horas, no cruzamento da avenida Padre Antônio Tomaz e Via Expressa.

Eu, meus candidatos a vice, Cláudio Vale, e ao Senado, Alexandre Pereira, estaremos aguardando você. Venha conhecer nossas propostas para fazer o Ceará brilhar mais.

Memória

SEGUNDA-FEIRA, 17 DE SETEMBRO DE 2007

Risco

Os jornais noticiaram, finalmente, que os candidatos que concorreram a uma vaga de policial militar, em concurso iniciado em meu governo, ingressaram na última etapa da seleção, que é a realização de um curso.

A duração do treinamento tem sido de seis meses. Agora, talvez na pressa de recuperar o tempo perdido, houve uma redução para três meses. Há estados onde o treinamento chega a durar oito meses.

Policiais preparados constituem pressuposto básico para uma boa polícia. Corremos o risco de ver irem para a dura missão nas ruas policiais mal treinados para exercerem função tão delicada.

Polícia é muito mais do que viaturas e armamentos. Polícia é feita com gente!

Postado por Lúcio Alcântara às 06:24

5 comentários:


Célio Ferreira Facó disse...

Está mal assessorado o governador Cid Gomes? Denigre, desonra agora a própria imagem e a da sua administração com a decisão de comprar uns SUPERCARRÕES para a ronda policial. Revela desconhecimento da própria natureza da ação policial, que deve primar pela inteligência e a discrição, a versatilidade, nunca pela ostentação descabida. A melhor ação policial, visando à segurança pública, será por natureza uma ação preventiva, a requerer nos bairros, nas ruas, nos quarteirões, o soldado a pé, o soldado de motocicleta, o soldado de simples telefone à mão, o soldado de bicicleta, o soldado de carro - e este será qualquer, apenas adequado às funções repressivas, que funcione e esteja aparelhado. Sobretudo o SOLDADO PREPARADO – esta a “máquina” a requerer grandes investimentos. Ao contrário, a decisão do Executivo dessangra o orçamento do Estado. Em pelo menos 5 ou 6 milhões a mais. Na Assembléia, a base aliada sempre se engasgou para explicar o inexplicável, sem lograr jamais responder a qualquer das invectivas sensatas, vigorosas de Heitor Férrer e Adahil Barreto contra esta insanidade do Executivo Estadual.

17 de setembro de 2007 14:02

gildson serrano disse...

um absurdo!!!

onde já se viu um negócio desses???

um dos problemas históricos das polícias militares sempre foi o despreparo do seu efetivo. quando isso isso ia, paulatinamente, dimunuindo, com as mudanças no perfil e com os cursos de formação e aperfeiçoamento eis que o governo do Ceará dá marcha ré na formação, diminuindo o tempo de preparo da tropa. e depois não venham dizer que a preparação continuará depois de estarem nas ruas. eu não acredito e ninguem de bom senso deve acreditar em mais uma promessa que jamais será cumprida.

17 de setembro de 2007 20:31

ZORRO disse...

E NÃO SÓ BEM PREPARADA MAS TAMBÉM COM SALÁRIOS DIGNOS, POIS UM SOLDADO PM AQUI SÓ RECEBE 1000 REAIS.

20 de setembro de 2007 17:27

Laercio Giovani MACAMBIRA Marques disse...

Dr. Lúcio,

No meu blog (Pensando Segurança)eu retrato essa questão, mostrando o que fizemos até 2006, tendo como paradigma o estado de São Paulo.

Trata-se de um grande retrocesso o que hoje ocorre, com sérios reflexos na doutrina da Polícia militar do Ceará.

Macambira

28 de setembro de 2007 11:53

Anônimo disse...

Dr. Lúcio,

"Policiais preparados constituem pressuposto básico para uma boa polícia. Corremos o risco de ver irem para a dura missão nas ruas policiais mal treinados para exercerem função tão delicada. "

Como podemos chamar isto que o Sr. sabiamente escreveu? Profecia? Premonição?

É claro que tudo se resume ao conhecimento de causa, que o Sr. tem pra dar e vender. Há uma semana, este seu questionamento ocupou o espaço de seu blog como um alerta para o descaminho da gestão pública neste governo da oligarquia Ferreira Gomes, como um aviso aos navegantes desses mares bravios da segurança em nosso estado, que vai de mal a pior.

Na mesma semana, ocorreu a "ação desastrada" de policiais que atiraram em quatro cidadãos desarmados e desavisados, que pacificamente transitavam em via pública numa Hilux (parece praga, né?). Do nada, surgiram os tiros. E eles só pararam por acreditar que a polícia iria protegê-los, vejam só! Foram quase literalmente fuzilados.

É revoltante a falta de comando de uma corporação que tanto já fez e tanto honrou a segurança em nosso estado. É um caso gritante de menosprezo pelo capital humano, é a valorização do patrimônio material em detrimento do investimento em pessoas. Afinal, ficou comprovado que uma arma na mão de uma tropa mal treinada é tão perigosa quanto na mão de um bandido. Exatamente a mensagem que suas palavras alardearam. Acima de tudo, "Polícia é feita com gente!".

A população não merece tanto descaso do governo. Só espero que este triste e vergonhoso acidente sirva para uma tomada de ação mais eficiente. Que se combata o corporativismo estampado nas declarações de um comandante na TV, afirmando que os PM's "agiram dentro da lei".

Por fim, torço para que tudo não fique somente nas protocolares desculpas governamentais às vítimas do quase fuzilamento. Afinal, acredito que o "grande salto" prometido não deve ser para escapar de tiros!

Cris

28 de setembro de 2007 18:48

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Igualdade

Do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos :

Temos o direito de ser iguais quando a diferença nos inferioriza, temos o direito a ser diferentes quando a igualdade nos descaracteriza. 

domingo, 25 de julho de 2010

Conversas na serra grande

Muito proveitosa nossa ida à feira de Mucambo. Boas conversas misturadas a um clima de arrependimento.

O assunto mais comentado era a perseguição do Governo aos motoqueiros. Eles alegam que querem andar legalizados, mas com as motos apreendidas a situação fica difícil.



Eleito, encontrarei uma solução que atenda a lei e aos usuários de moto.



Em Frecheirinha, visitamos a feira e o comércio local, pólo de confecção de moda íntima feminina. Foram muitos abraços calorosos e um clima de alegria durante todo o percurso entre as barracas.


Mais um comitê na Serra Grande foi inaugurado hoje em Carnaubal, onde improvisamos um pequeno comício. Muita gente, principalmente jovens, veio ouvir nossa mensagem de otimismo e fé na sabedoria do povo.
Tenho um apreço especial por essa região, onde moram grandes amigos – alguns antigos outros nem tanto. Conseguimos inúmeros benefícios para o povo da Serra Grande. Iremos fazer ainda mais.

Clima quente na serra

Ainda é cedo, mas decidi já deixar vocês, que estão acompanhando a nossa campanha pelo blog, a par dos acontecimentos de ontem à noite.
Primeiro fomos à festa de São Benedito, padroeiro da cidade que leva o seu nome. No caminho para a igreja me encontrei com o Valmir, ex-aluno meu de Biologia no curso Gregório Mendel.



Depois da novena, conheci a dona Francisca e a dona Lourdes, responsáveis pela confecção do bolo de São Benedito, enorme no tamanho e saboroso no paladar.


De lá, seguimos para Tianguá onde inauguramos nosso comitê na serra. Comigo estavam o vice, Cláudio Vale, Alexandre Pereira, nosso senador, e o deputado Vicente Arruda, entre outros amigos.
O clima na serra estava ameno, mas esquentou quando o povo começou a reclamar da “arrogância” e “truculência” do atual governador.

Na Ceasa, durante a tradicional festa, muita gente veio falar da ameaça do governo em retirar os galpões do lugar onde estão sem uma conversa com os comerciantes. Eleito, eu não tomarei uma atitude dessas sem um bom diálogo.

Daqui a pouco vamos para a feira de Mucambo e Frecheirinha. Assim que possível volto com mais detalhes da nossa caminhada neste domingo.