sexta-feira, 29 de julho de 2011

Fotogaleria

  * Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo de 25/07/11.

Uma vítima da fama e da droga.
Uma voz que se apagou na fronteira dos 27 anos, no mesmo marco cronológico onde tombaram outros grandes astros internacionais da música vítimas de idêntica armadilha.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Luxo

A cela, mostrada na internet, destinada ao matador norueguês faz inveja a muito hotel três estrelas cearense.

Mensagem

Um dia desses, ao caminhar pela manhã no Parque do Cocó, minha mulher, Maria Beatriz, recebeu de uma ex-aluna um impresso contendo os seguintes dizeres:

A dificuldade, mesmo grande, sempre passa; o amor sempre vence; a boa disposição sempre resolve; e os bons objetivos, bem acalentados, sempre se realizam.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

A frase do dia

Se livro fosse cultura, os cupins seriam os seres mais cultos do globo.
Só livro lido é cultura.

Cláudio Moura e Castro

Marcadores de livros

Um exemplar da minha coleção de marcadores de livros que faz curiosa propaganda de um novo periódico francês. Para ler clique sobre o texto.

Fotogaleria

Dois símbolos da França

terça-feira, 26 de julho de 2011

Ciência

Desentenderam-se os cientistas do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra sediado em Natal sob a inspiração de Miguel Nicolellis, brasileiro, há muitos anos vivendo nos Estados Unidos.

Equipamentos foram recolhidos à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e vários pesquisadores abandoram o instituto que surgiu como um promissor centro de investigação científica.

Pelo que vem na Folha de S. Paulo de hoje parece ter faltado aos neurocientistas inteligência emocional. É uma pena!

Trens Brasileiros

   
Tudo isso começou no meu governo numa iniciativa pioneira em termos de país que rende frutos em matéria de transporte de massa sobre trilhos.


* Fonte: Jornal Folha de S.Paulo (24/07/2011)

Tentação

O presidente Obama diante do fracasso, pelo menos até agora, dos entendimentos com o Congresso para elevar o teto da dívida dos EUA confessou-se tentado a decidir sozinho.

Logo emendou ao dizer que não o faria pois não é essa a tradição americana. Insiste na negociação, ao mesmo tempo que mostra aos americanos o risco decorrente da falta de um acordo político entre republicanos e democratas.

Até aqui Obama resiste à tentação totalitária.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Romancista de uma era sombria


Gary Shteyngart é autor do livro Uma História de Amor Real e Supertriste lançado aqui pela editora Rocco. O autor diz viver em meio ao colapso, primeiro o da URSS e agora o da América. A emergência da China, da Índia e do Brasil confunde os americanos que, como os russos, foram moldados pela crença de que eram superiores. Considera ainda que Nova York, como Londres, são cidades play ground que sobrevivem vendendo partes de si para os milionários brasileiros, chineses, indianos e russos.
Shteyngart, que ainda criança trocou a URSS pelo Queens, se define como "um imigrante em mais de um sentido: vim da fase analógica e vivo na digital. O mundo em que eu vivia, o mundo que você vê, nesta longa estante de livros, não existe mais.

Saiba mais no suplemento Sabático do jornal O Estado de S. Paulo, edição de 25/07/11

Volkswagen Beetle 2012

Käfer na Alemanha, Vocho no México, Maggiolino na Itália, Carocha em Portugal, Beetle nos EUA, Fusca no Brasil, ele continua em forma. Chega com motor 2.0, 200 cv; freios ABS; air bags dianteiros; tela multifuncional sensível ao toque que comanda os sistemas de som e navegação  e farois bixenonio com LEDs.
Chique, não?

Mais um naco do diálogo entre Pepino e Alcuíno



Em continuação de post anterior deixo mais um naco, este tirado do início do "Diálogo entre Pepino e Alcuíno", uma discussão da Alta Idade Média entre uma criança francesa, Pepino (P), e um sábio monge beneditino, Alcuíno (A). O texto vem no pequeno livro reproduzido em cima

"P.: O que é a escrita?
A.: O guarda da história.

P.: O que é a palavra?
A.: A delatora dos segredos da alma.

P.: Quem gera a palavra?
A.: A língua.

P.: O que é a língua?
A.: O chicote do ar.

P.: O que é o ar?
A.: O guarda da vida.

P.: O que é a vida?
A.: A alegria dos ditosos, aflição dos miseráveis, espera da morte.

P.: O que é a morte?
A.: Um fato inevitável, uma incerta peregrinação, lágrimas dos vivos, confirmação dos testamentos, ladrão do homem

P.: Que é o homem?
A.: Servo da morte, caminhante passageiro, sempre um hóspede em qualquer lugar.

P.: A que é semelhante o homem?
A.: A um fruto

P.: Qual a condição humana?
A.: A de uma candeia ao vento.”


domingo, 24 de julho de 2011

Poesia

De Tomás Antonio Gonzaga para sua amada Joaquina Doroteia de Seixas, que permaneceu em Vila Rica até morrer solteira aos 82 anos, um pequeno trecho de Marília de Dirceu :

Minha bela Marília, tudo passa
A sorte deste mundo é mal segura
Se vem depois dos males a ventura
Vem depois dos prazeres a desgraça.

Saiba mais no suplemento C2 + Música do jornal O Estado de S. Paulo, edição de 22/07/11

Elogios

Em entrevista concedida ao jornalista Jorge Moreno, de O Globo, a presidente Dilma Roussef elogiou os governadores Antonio Anastasia (Minas Gerais), Eduardo Campos (Pernambuco), Téo Vilela (Alagoas), Sérgio Cabral e seu vice "Pezão"(Rio de Janeiro) e Jacques Wagner (Bahia).

Allende

Perícia realizada pelo Serviço Médico Legal de Santiago confirmou que o presidente Salvador Allende, deposto pelos militares, cometeu suícidio quando o Palácio de La Moneda foi bombardeado.

O resultado deve ter frustrado a esquerda que sempre sustentou a versão de assassinato cometido pelos golpistas.

Laranjas

Há fortes indícios de que terceiros paises intermediam o fluxo de produtos chineses para vencer restrições à sua importação pelo Brasil.

Argentina, Uruguai, Paraguai e até os Estados Unidos estariam envolvidos na manobra.

Dívida

O presidente da Câmara dos Deputados implodiu o acordo obtido no senado entre republicanos e democratas para permitir a elevação do limite da dívida dos Estados Unidos.

Obama esforça-se para reabrir as negociações que, frustradas, irão pendurar os americanos no Serasa. O mundo aguarda suspenso o desfecho do problema. A data limite é 2 de agosto.

Felicitômetro

O jornal Diário de São Paulo resolveu medir o grau de felicidade dos paulistas. Para isso empreendeu pesquisa na capital e 99 cidades do interior. Foram ouvidas 1600 pessoas.

53% se disseram felizes e 35% muito felizes. Os pouco felizes foram 10% dos entrevistados e 2% os absolutamente infelizes.

Sobre a influência do dinheiro na felicidade inquérito levado a efeito nos EEUU mostrou que uma renda anual equivalente a R$ 130 mil é o suficiente para assegurar uma vida feliz.

Ganhos maiores não significam um aumento proporcional da felicidade.

Pesquisa mundial do Gallup mostrou que entre 155 paises investigados o Brasil ocupa a 12° posição entre os mais felizes.

A ordem de classificação é a seguinte :

Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia, Holanda, Costa Rica, Nova Zelândia, Canadá, Israel, Austrália, Suiça e Brasil.

A informação vem na revista Avianca, nº 22 - 2011