sexta-feira, 16 de março de 2012

D. Pedro I

Chega ao Brasil uma biografia de nosso primeiro imperador, D. Pedro I. Tem o título de O Império é Você e por autor um espanhol, Javier Moro.

O livro valeu-lhe o prêmio Planeta, 600.000,00 euros, em dinheiro inferior apenas ao Nobel. Em 500 páginas Moro narra a vida aventurosa do heroi de duas pátrias, Brasil e Portugal, um sucesso editorial que vendeu em menos de um ano 400 mil exemplares.

Longe de ser uma unanimidade entre historiadores o livro desembarca no Brasil sob o selo Planeta do Brasil sob uma chuva de críticas. É acusado de ser apenas um copidesque de obras sobre o personagem e de imprecisões ou mesmo inverdades históricas.

Há até quem fale da obra como uma manifestação de neocolonialismo espanhol.

Das acusações o autor se defende ao dizer ter escrito a história romanceada e não um romance histórico. E continua : Eu não inventei personagens nem cenas. Não relatei nenhuma situação que não tenha existido realmente.

Javier  Moro chega ao Brasil dia 18 para promover o livro em seis cidades.

Saiba mais em O Globo, edição de 10/03/12

quinta-feira, 15 de março de 2012

Real

O maior desafio cíclico do Brasil é livrar-se da força do real. A moeda precisa recuar 20% para ficar num nível sustentável.

Jim O'Neill, Economista - Chefe do Goldman Sachs

E eu que ingenuamente cheguei a sonhar quando jovem com uma moeda nacional forte como algo bom para o Brasil.

Calote

O calote grego se consumou. Paradoxalmente uma perda de bilhões de euros por parte dos bancos foi recebida com grande alívio. Pelo fato de evitar a quebra do país e o risco de contágio com os demais paises da zona do euro. Vão-se os euros e ficam os gregos...

O calote helênico é o maior da história moderna. Supera o da Argentina, que foi uma atitude unilateral. Os portenhos simplesmente, um belo dia, disseram que não iam pagar a dívida.

Os gregos negociaram a reestruturação de sua dívida soberana com o Instituto Internacional de Finanças, entidade que representou os bancos credores.

O pacote grego foi de Euros 100 bilhões e o argentino de 2001 de Euros 60 bilhões. Na Grécia os investidores perderam 74% do valor dos títulos gregos na Argentina 73%.

Com o êxito da negociação os ministros da zona do euro deram sinal verde para a liberação de Euros 35,5 bilhoes que acudiram necessidades imediatas de financiamento do país.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edições de 10 e 13/03/12

terça-feira, 13 de março de 2012

A Frase do dia

Não procures fora, entra em ti, porque é no homem interior que a verdade habita.

Santo Agostinho, Da Verdadeira Religião

Saúde II

No embalo das más notas que a saúde brasileira recebeu em inquérito feito pela Ministério da Saúde a Presidente Dilma anunciou o monitoramento através de câmaras postadas em alguns dos maiores hospitais brasileiros.

O Instituto José Frota será um deles. O Big Brother chegou à saúde. Dilma diz que como mulher gosta de acompanhar de perto e saber dos detalhes para melhor agir.

Filas de pacientes, em pé, sentados, ou em macas, nos corredores de hospitais, não constituem imagens agradáveis. Sempre considerei invasiva da privacidade a forma como a imprensa, jornais e televisões têm acesso às emergências dos hospitais a título de denunciarem as más condições de atendimento.

A exposição de pacientes descompostos, comatosos, sofridos, mal apresentados, viola a meu ver o direito de imagem. A imprensa coloca acima disso o direito de informar e nunca quis fazer uma discussão séria sobre o assunto. As pessoas são vítimas do mau atendimento e da avidez da mídia.

Terá mesmo a Presidente, ou quem olhe por ela, o direito de surpreender essas pessoas em penosas situações de abandono e angústia sem que tenham autorizado a transmissão dessas imagens?

Acho que há aí uma questão ética a ser melhor observada. Logo que a prefeita Luiziane assumiu procurei-a para integrar o Ciops com o sistema de monitoramento de trânsito afim de potencializar a capacidade instalada para detectar crimes e bandidos à altura dos semáforos.

Antes de conhecer o projeto e assinar o convênio fez uma longa peroração sobre os riscos do monitoramento por câmaras que considerava a confirmação da previsão de Orwell no livro 1984, vigilância e dominação do Grande Irmão sobre os indivíduos.

Não me consta que tenha oposto qualquer ponderação quanto à instalação pela polícia de câmaras de vigilância em ruas da cidade. Muito menos se insurgirá agora contra o tele controle federal.

É a confirmação do bordão de que na prática a teoria é outra...

Saiba mais em O Globo, edição de 10/03/10

segunda-feira, 12 de março de 2012

Imagem

Esta imagem corresponde a uma parte da fachada da livraria Ferin.
Ela existe há 174 anos instalada em um belo prédio na Rua Nova do Almada, no Chiado
No início levava o nome de Livraria Belgo Francesa especializada em encadernações como indicava o letreiro que permanece a porta.

Jornal


* Fonte: Novidades Literárias - 30 de abril de 1934
 (Jornal / Catalogo / Bibliografico - Propriedade da Livraria Triunfo, Editora - Lisboa)

domingo, 11 de março de 2012

Saúde

A CNBB escolheu a saúde como tema da Campanha da Fraternidade que anualmente promove durante a quaresma.
Na missa de hoje tomei conhecimento do hino da campanha cujo trecho reproduzo abaixo:

Ah! Quanta espera, desde as frias madrugadas,
pelo remédio para aliviar a dor!
Este é o teu povo em longas filas nas calçadas,
a mendigar pela saúde, meu Senhor !

Refrão :
Tu, que viestes pra que todos tenham vida,
cura teu povo desta dor em que se encerra;
que a fé nos salve e nos dê força nessa lida
e que a saúde se difunda sobre a terra!

Avaliação dos serviços públicos de saúde feita pelo Ministério da Saúde atribuiu a nota 5,4 como média nacional.

Fortaleza e o Ceará ficaram com 5,0, abaixo da média, que já é um resultado ruim.

Vitória, capital do Espírito Santo, foi a capital que teve o melhor desempenho, 7,1. Algumas medidas postas em prática pela administração municipal explicam o sucesso capixaba.

Entre outras está a informatização dos serviços. Agenda, marcação de consultas, prontuário médico, controle de medicamentos, estão disponíveis graças ao emprego de tecnologia que assegura conforto e eficiência ao atendimento médico.

Em Fortaleza, o então prefeito Juraci Magalhães implantou estrutura semelhante que tive a oportunidade de verificar pessoalmente em visita que fiz a convite dele ao centro de controle operacional do sistema.

Não sei a quantas anda o funcionamento informático da rede de saúde pública em Fortaleza.

A frase do dia II

Tem sempre presente no espírito que a natureza não é Deus, que um homem não é uma máquina, que uma hipótese não é um fato.

Diderot, Pensées sur L'interprétation de la Nature

A frase do dia

É preciso empurrar uma porta para se saber que está fechada.

Montaigne, Essais

Espelho

Nunca amamos alguém. Amamos, tão somente, a ideia que fazemos de alguém. É a um conceito nosso - em suma é a  nós mesmos - que amamos.

Fernando Pessoa

De Pessoa, Revista de Ideias
número 01 / Dezembro 2010