sábado, 19 de maio de 2012

Corrida

Corrida aos bancos gregos já teria resultado em saques que superam 1,0 bilhão de euros.

Quantia semelhante teria sido levantada do Bankia, terceiro maior banco da Espanha, na UTI do governo. Autoridades espanholas negam o fato.

Corrida bancária é o prenúncio do caos. Não há banco que suporte retiradas maciças.

Isenção

O deputado Candido Vacarezza (PT-SP), flagrado por uma emissora de televisão mandando uma mensagem para o governador Sérgio Cabral PMDB-RJ) garantindo que ele não seria molestado pela CPI do "Cachoeira", perdeu ao meu ver a condição de integrar aquele colegiado.

Isso por ter perdido a isenção. Ou ao menos a aparência de isenção. Obrigação de todos os membros da comissão.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Mentir com números


O governo tem pautado a imprensa com uma agenda positiva baseada em números falsos. Em seu livro "Como mentir com as estatísticas", estudado nas universidades, Darrel Hull mostra como a realidade pode ser distorcida se alterarmos as escalas de uma tabela ou se compararmos números de bases diferentes, e outras formas de manipulação passíveis de enganar pessoas menos atentas. Uma delas é a que ficou conhecida pela boca do ex-ministro Ricupero: o que é bom a gente mostra, o que é ruim a gente esconde".

As manchetes que dão conta de que o PIB do Ceará vem crescendo muito acima da média nacional e mais do que na época de meu governo - que os governistas fazem questão de comparar - contêm duas inverdades. Nem o Ceará vem crescendo tanto assim - no ano de 2011 a indústria do Ceará teve o pior desempenho nacional. E comparado com o Brasil, o crescimento do Ceará no 1º mandato Cid Gomes avançou menos do que no período entre 2002 e 2006, quando tive a honra de governar o Ceará.

O Ipece é o órgão técnico de planejamento do governo, o que cuida dos números, dados e levantamentos. A questão do PIB tem uma singularidade que escapa a muitos. A consolidação é um processo demorado e chega a dois anos de descompasso. O governo, estadual ou federal, trabalha com números preliminares, o que é comum. Posteriormente é que se verifica o real. Procedimento comum. O não usual é como se faz agora. O Ipece tem apresentado projeções preliminares muito otimistas, que são repassadas para a mídia. E deixa de corrigir quando os números não se comportaram como o previsto.

Pequeno exemplo: Em 2009, o Ceará cresceu 3% segundo dados preliminares do Ipece, e o Brasil teria apresentado resultado negativo: -0,6%. Mas os números definitivos consolidados pelo IBGE desnudam um cenário bem diferente. Em vez dos 3% anunciados, o Ceará cresceu apenas 0,04%. Estes números finais não provocaram manchete. Soltaram fogos em vão. Abaixo a tabela apresentada pelo Ipece em seu relatório, já finalizado. (http://www.ipece.ce.gov.br/publicacoes/ipece-informe/Apresentacao_Informe_25.pdf)




(Clique na imagem para melhor visualização)


Os números causam certo fetiche nos jornalistas que os destacam em manchete. Nem sempre, porém, são bem apurados. A busca diária pela informação e a dinâmica de uma redação não propiciam o aprofundamento de uma análise que muitos dados demandam. Quem chamou a atenção para o fato foi a ombudsman da Folha, Suzana Singer, no texto intitulado "A tentação dos números", publicado na Folha de S. Paulo, de 08/01/2012.

Reproduzo pequeno trecho: "No impreciso e subjetivo mundo em que se move o jornalismo, números são tentadores. Eles conferem uma aura de cientificidade, passam a impressão de que aquela reportagem diz a verdade, que não se baseia em declarações ou opiniões".

Ela termina com uma listinha de conselhos para jornalistas da Folha:

- NÃO DIVULGARÁS NÚMEROS SEM CONTEXTUALIZÁ-LOS
- NÃO REPETIRÁS NÚMEROS SEM QUESTIONÁ-LOS
- DUVIDARÁS DAS FONTES
- NÃO TE PRECIPITARÁS
- SERÁS COMEDIDO

Só assim se explica que os jornais do Ceará, sem questionamento, transformaram em manchetes declarações do governador Cid Gomes, de que o Ceará vai dobrar o seu PIB nas próximas duas décadas. Um claro exagero.
Volto ao assunto.

Imagem


*Fonte: O Estado de S. Paulo - Domingo, 13/05/2012.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Imagem


*Fonte: O Estado de S. Paulo (30/04/2012)

Informação

Diário do Nordeste, edição de 13/05/12 :

Lei geral de acesso
Transparência pública tem desafio no Ceará
Até o próximo dia 16, toda a administração pública
deverá estar com o serviço implementado, sob pena de sanções

Entra em vigor hoje a lei federal de acesso à informação pública. Por ela os poderes públicos, federal, estadual e municipal, se obrigam a fornecer a qualquer cidadão dados solicitados, salvo nas condições especiais especificadas na lei.

Para tanto  a lei estabelece prazos para a resposta e instancias recursais em caso de negativa. Prevê ainda que deverão ser elaboradas leis disciplinando a matéria no âmbito dos estados.

Estamos diante de uma revolução democrática capaz de romper com a blindagem das administrações que sonegam à imprensa e às Assembleias Legislativas esclarecimentos sobre seus atos.

São governos opacos que escondem nos porões os elementos que poderiam lançar luz sobre seus malfeitos.

O do Ceará é um bom exemplo disso. Nem deputados conseguem que seus pedidos de informação sejam dirigidos ao poder executivo tornando o parlamento estadual um mero adereço institucional de pouca valia fiscalizadora.

O paradoxo é que no caso cearense o cidadão tornou-se mais importante que o deputado. Ele pode perguntar e ter direito a uma resposta.

O deputado vê sua iniciativa se frustrar diante de uma maioria dócil ao governo.

Quer dizer, para se informar, o deputado terá que agir como simples cidadão. É o caso de se perguntar: se é assim para que servem os deputados?

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Europa

Os efeitos da crise econômica que se abate sobre a Europa estão redesenhando o mapa eleitoral do continente.

Entre janeiro e maio doze pleitos nacionais foram realizados lá. Os vencedores se alternam entre partidos de esquerda e de direita.

O que parece comum a todos é a rejeição à austeridade fiscal e a emergência dos extremistas. É o protesto contra o poder.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 14/05/12

Prêmio

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso acaba de ser distinguido com o prêmio Kluge, espécie de Nobel das ciências sociais.

É o primeiro brasileiro a receber a honraria que é concedida pela Bilbioteca do Congresso Americano.

Mereceu a premiação pelo conjunto de sua obra acadêmica, sua ativa produção intelectual no campo das humanidades e também por seu significado na vida pública do país.

"É uma coisa que eu não estava esperando, que não me candidatei e recebi. É melhor receber enquanto vivo que depois de morto", disse Fernando Henrique.

Se ganhou o prêmio, instituído no ano 2000, é porque não foi esquecido o que ele escreveu.

Quanto ao US$ 1 milhão que o acompanha, afirma nunca ter visto tanto na mão dele de uma vez. Quer receber primeiro para depois decidir o que fará.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 14/05/12.

domingo, 13 de maio de 2012

Teatro

Com frequência tomo conhecimento pela mídia de eventos que acontecem no Theatro José de Alencar. Solenidades e acontecimentos festivos de natureza as mais variadas, uns frívolos, outros mais sérios.

A liberalidade com que se vem cedendo o teatro para sediar essas ocorrências pode comprometer sua estrutura e equipamentos que, restaurados à duras penas, devolveram ao teatro seu esplendor.

Antes, uma orientação rígida do governo limitava seu uso à finalidade primitiva, espetáculos teatrais com certo nível de qualidade.

No passado a banalização do uso daquela casa levou a uma quase ruína de suas instalações. Querem ver esse filme de novo?