sexta-feira, 29 de junho de 2012

Paraguai

O chanceler brasileiro Antonio Patriota adiantou que o Paraguai deverá ser suspenso do Mercosul devido ao impeachment relâmpago do presidente Fernando Lugo.

O processo, ainda que de acordo com a lei, não teria dado suficiente prazo para a defesa do presidente deposto que deu margem ao que vem sendo chamado de "golpe parlamentar." Sem generais e tanques nas ruas.

A medida a ser adotada pelo Mercosul não incluiria punições econômicas. Significa que o oxigênio do país não será cortado.

terça-feira, 26 de junho de 2012

A frase do dia

O estresse é feroz. Descobri que estava sozinha. Encarei a morte e a solidão. Lembro-me do medo quando minha pele tremeu.

Dilma Rousseff, Presidente do Brasil. Relato que fez em 2001 falando sobre a tortura que sofreu nos anos 70

domingo, 24 de junho de 2012

Leitura

Muito se fala sobre o caráter libertador da leitura. O quanto ela pode contribuir para a formação cultural das pessoas.

Não é sem razão que governos e organizações não governamentais têm se empenhado em estruturar  programas de incentivo à leitura e formação de leitores.

Agora surge uma iniciativa que visa abrir as portas das prisões para condenados que se tenham tornado bons leitores.

Quanto mais livros o preso ler por ano mais cedo sairá da prisão. Cada obras literária deverá ser lida no prazo de 21 a 30 dias. Ao final de um ano o preso poderá ter lido 12 livros e, assim, descontado 48 dias na sua pena.

Na lista do acervo bibliográfico das penitenciárias há 124 títulos. A medida vale apenas para os detidos nas 4 penitenciárias federais. A experiência teve início na penitenciária de Catanduvas no Paraná.

Saiba mais em O Globo, edição de 24/06/12.

Teto

Tramita no Congresso proposta de emenda constitucional que revoga dispositivo que impede o servidor público dos três níveis de governo de perceber vencimento superior ao dos respectivos chefes dos poderes executivos.

Se aprovada a emenda permitirá que todos possam ganhar até R$ 26,7 mil hoje o teto do funcionalismo federal.

A iniciativa contraria os fundamentos da lei de responsabilidade fiscal. Mesmo na vigência da regra governadores através de artificios tem burlado o limite salarial.

Saiba mais em O Globo, edição de 24/06/12

Execução

O brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, 50 anos, preso na Indonésia por tráfico de drogas, será morto por fuzilamento no início de julho.

Preso em 2003 por ter tentado entrar no país com 13,5 kg de cocaína, Archer tem tido sua execução adiada por interferência do governo brasileiro.

A alegação é de que embora reconheça a gravidade do crime a pena de morte não existe no Direito brasileiro.

As gestões feitas pelo Itamaraty são discretas mas ainda esperança de que a senteça seja revertida. Archer já formulou seu último pedido: uma garrafa de uísque.

Saiba mais em O Globo, edição de 24/06/12

Regina

Regina Duarte, a que já foi a namoradinha do Brasil, estreia como diretora de teatro.

A peça chama-se Raimunda, Raimunda e tem por base duas outras sobre a personagem criada na década de 70 pelo piauiense Francisco Pereira da Silva, dramaturgo que já esteve entre os maiores do país e hoje anda esquecido.

A atriz interessou-se pelo tema por ter visto no enredo algo que tem a ver com sua história pessoal. Raimunda é uma cearense que vai ao Rio vencer na vida e que, sentindo-se injustiçada, compra uma briga com Getúlio Vargas.

O pai de Regina era um militar cearense anti-getulista que chegou a ficar preso por dois meses em função de suas convicções. Reformou-se como segundo tenente quando achava que deveria ter chegado à capitão.

 Saiba mais em O Globo, edição de 24/06/12

Contexto Geral - TV União