quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Privatização

Do engenheiro Rui Vilar, ex-presidente da Fundação Gulbenkian e da Caixa Geral de Depósitos (CGD), o Banco do Brasil de Portugal, sobre o tufão de privatização que sopra forte em terras lusas :

Repete o desabafo atribuido ao Rei D.João II :

Meu pai só me deixou as estradas do Reino para governar 

Livros

A house without books is like a room without windows.

Horace Mann

Labirinto

A vida é um labirinto duro de percorrer. Sobretudo se esses caminhos incertos se encontram obstruidos.

Segurança

A alardeada eficiência do governo do estado sofre um duro golpe. A segurança, carro-chefe das promessas do candidato, acaba de sofrer pesada avaliação negativa em publicação especializada. Os números são péssimos e a posição do estado no ranking é humilhante.

Natal

O Natal chegou em meados de outubro. E com ele o que o jornal O Estado de São Paulo, edição de 04/11/12 chamou de TPN, "Tensão Pré-Natal". E com ela também a sensação de que o ano terminou.

Esse é um movimento puxado pelo mercado que busca antecipar o chamado período natalino. A expectativa do comércio é de que a população entre mais cedo no clima de Natal. A precipitação levaria a um aumento das compras com efeito positivo sobre as receitas das lojas.

Um movimento aliás que pode ser observado em relação a outras festividades e comemorações. Tomemos, por exemplo, o carnaval.

Antecedendo a festa há o chamado pré-carnaval; sucedendo-a surgiu o carnaval fora de época. Há portanto um longo período do ano em que o lazer e a diversão animam a economia.

Crise

A crise econômica europeia continua devastando empregos.

Chegou a vez da mídia. Em Portugal o jornal o Público reduziu drasticamente sua equipe de jornalistas.

Agora é o El País, o maior jornal da Espanha que, pela voz de seu presidente, Juan Luis Cebrián, anuncia que irá demitir 149 profissionais. A reação imediata foi a decretação de uma greve da redação.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Abuso

No Amazonas virgindade de meninas índias vale R$ 20,00.

Em São Gabriel da Cachoeira, municipio do estado do Amazonas, situado na fronteira com a Colômbia, um homem compra a virgindade de uma menina indígena por um celular, peça de roupa de marca, R$ 20,00 ou até uma caixa de bombons.

A pedido das mães das vítimas a polícia civil apura o as denúncias há um ano. Como nenhum suspeito tenha sido preso a Polícia Federal entrou no caso.

Doze meninas já prestaram depoimento. Elas relataram que foram exploradas sexualmente e indicaram nove homens como autores do crime. Entre eles há empresários locais, um motorista, um ex-vereador e dois militares do exército.

Saiba mais na Folha de São Paulo, ediçlão de 04/11/12.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Eleição americana

Algumas curiosidades das eleições americanas :

Jamais aconteceu de os candidatos à Presidência terem pais nascidos fora dos EUA. O de Obama nasceu no Quenia e o de Romney no México.

Quatro presidentes foram assassinados : Abraham Lincoln (1865)
                                                              James Garfield (18810 )
                                                              William Mckinley (1901)
                                                              John Kennedy (1963)
Outros quinze sofreram atentados.

Pela primeira vez nenhum dos candidatos fez serviço militar. Quando Obama completou 18 anos o alistamento já não era obrigatório; Romney obteve isenção para trabalho missionário na França.

O primeiro debate eleitoral foi entre Abraham Lincoln e Stephen Douglas, candidatos ao Senado em 1858. O primeiro entre presidenciáveis (Kennedy x Nixon) foi em 1960 e só voltou a ocorrer em 1976.

Pela primeira vez, nenhum Wasp (sigla americana para homem branco, anglo-saxão, protestante) disputa a eleição. Obama é protestante, mas negro; Romney é branco, mas mórmon.

Só três vezes, desde 1904, o presidente se reelegeu num ano com desemprego superior ao atual, de 7,8% : Roosevelt em 1936 (17%) e 1940 (13,7%) e Taft em 1908 (8%).

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 04/11/2002

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Apenados e familiares

O Supremo Tribunal Federal vem aplicando a lei para punir envolvidos no processo de desvio de recursos mediante a realização de operações bancárias simuladas numa ação que o país acompanha atentamente.

Compreende-se que a revelação dos fatos suscite a indignação popular. O limite disso é o respeito ao veredito do colegiado, que inclui a admissão de divergências pontuais entre os juizes e a aceitação serena das sentenças proferidas nas diversas instâncias de julgamento como assegura a lei. É assim que deve ser nos regimes democráticos onde o rigor da norma tanto condena como absolve.

Ir além disso é justiçar, e não fazer justiça. A ampla cobertura da imprensa tem exposto de forma clara os delitos cometidos e seus responsáveis sem poupar nomes ou posições hierárquicas. As punições inauguram no Brasil, sob aplausos, uma nova era de intransigência com a corrupção.

A compreensível ânsia popular pela condenação dos culpados pode levar a excessos indesejáveis que atinjam inocentes constrangidos publicamente em razão de parentescos com os acusados. Tal comportamento, de todo reprovável, pode atingir requintes de crueldade.

O Estado de São Paulo, edição de 01/11/12 traz uma matéria com o título "Operador blinda familiares e se isola" a qual narra o assédio que sofrem mulher e filhos de Marcos Valério em Belo Horizonte cidade onde vive a família.

Segundo o texto, o publicitário teria mesmo simulado separação da esposa no sentido de livra-la e aos filhos dos constrangimentos a que são submetidos na escola e na faculdade.

Um filho de 11 anos passou a sofrer "bullying" na escola, que não teve mais condições de frequentar, sendo que outros estabelecimentos se recusaram a aceita-lo como aluno "por ser filho de quem é". A filha, estudante de psicologia, estaria enfrentando algo parecido. Semana passada, deixou a aula de Ética I quando um professor anunciou que o tema seria o próprio pai.

Ao pai, o peso da lei ; aos filhos, respeito humano.

Ricos

A Espanha quebrou. Mas Amancio Ortega, dono da Zara, ultrapassou Warren Buffet no ranking dos mais ricos do mundo e ocupa agora o terceiro lugar.

Só fica atrás de Carlos Slim, mexicano dono do conglomerado América Móvil e do magnata da tecnologia Bil Gates, da Microsoft.

Ortega é dono da maior rede de varejo de moda do mundo. Administra 1.6 mil unidades em  mais de 80 paises.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 01/11/12

Economia

Apesar das medidas que o governo tem tomado na economia a indústria continua com um mau desempenho. Segundo a Fiesp a participação do setor no PIB deverá cair de 14,6% para 14%.

Segundo Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp " o aumento do PIB este deverá ser de 1,4% enquanto a queda do PIB da indústria de transformação a-
tingirá 2,5%.

Segundo ele é o fenômeno da desindustrialização que continua a bater à nossa porta.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo de 01/11/12 

Bancos

Há três bancos brasileiros entre os maiores do mundo. São eles :  Itaú/Unibanco, Brasil e Bradesco.

De um modo geral os bancos dos paises emergentes vêm apresentando excelentes resultados. Além dos brasileiros aparecem com destaque três chineses e um russo.

Segundo o estudo realizado pelo Forum Econômico Mundial divulgado dia 30/10 em Genebra os bancos dos emergentes "não estão apenas substancialmente grandes;estão crescendo rápido".

Marighella

Já nas prateleiras das livrarias Marighella - O guerrilheiro que incendiou o mundo, de Mário Magalhães.

Sai pela Companhia das Letras e tem 750 páginas. O autor em quase uma década de pesquisa dedicou 5 anos e 9 meses exclusivamente à biografia.

Entrevistou 256 pessoas, leu 256 livros e pesquisou em 32 arquivos públicos e privados com documentos da Rússia ao Paraguai, dos Estados Unidos à Cuba.

O perfil de Marighella desenhado pelo autor é, como está no subtítulo do livro, do "guerrilheiro que incendiou o mundo". Escapou da dicotomia dos rótulos de bandido e heroi.

A crítica recomenda a obra como impecável no gênero biográfico.

Saiba mais no jornaL o Globo, edição de 27/10/12

Editoras

A fusão da Random House com a Penguin deu lugar à maior editora do mundo. A primeira pertence ao grupo alemão Bertelsman e a segunda à  britânica Pearson que deterão 53% e 47% das ações da empresa
respectivamente.

A nova editora com um capital de 3,0 bilhões de euros já nasce com uma participação de 25% no mercado de livros britânicos e terá como meta realizar uma ofensiva sobre o mercado global.

Brasil, Índia e China estão entre as prioridades do grupo.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 30/10/12



Fidel Castro

Aves de mau agouro ! Não me lembro sequer o que é dor de cabeça.

Fidel Castro, ironizando os rumores
de que estaria à beira da morte.

domingo, 4 de novembro de 2012

Violência

A mídia tem divulgado amplamente a explosão da violência em São Paulo onde a coisa anda de fato feia.
Proporcionalmente à população, aqui no Ceará está muito pior.
Enquanto isso a imprensa local cala.

Leitura

Estou à procura de um livro para ler.
É um livro todo especial.
Eu imagino como um rosto sem traços.
Não lhe sei o nome nem o autor.
Quem sabe, às vezes penso que estou à
procura de um livro que eu mesmo escreveria.
Não sei.
Mas faço tantas fantasias a respeito deste
livro desconhecido e já tão profundamente amado.
Uma das fantasias é assim :
eu o estaria lendo e de súbito, a uma frase
nova, com lágrimas nos olhos diria em êxtase
de dor e de libertação :
Mas é que eu não sabia que se pode tudo,
meu Deus.

Clarice Lispector

Mitos

Todo mito vira mico quando visto de perto.