sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Jornais

Recentemente os principais jornais dos EUA, New York Times, Wall Street Journal, USA Today e Washington Post, divulgaram balanços do terceiro trimestre os quais de uma maneira geral mostraram a cresccente importância da circulação.

Os dados mostram aceleração na "marcha para a receita com o leitor se tornar mais importante que a receita com a publicidade," afirma o analista da Outsell, Ken Doctor.

Ao longo dos últimos doze meses as ações de jornais americanos se valorizaram entre 50% e 80%. A valorização se deve ao fato dos investidores estarem apostando nos resultados que vêm sendo obtidos paywalls, as assinaturas para acesso digital adotadas por diversos títulos.

Doctor porém avisa que, em geral, a receita com a circulação não aumenta rápido o bastante para compensar a perda com publicidade. O NYT já equilibra receita, mas é caso único, segundo o analista.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 10/11/12

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Sinceridade

Prefiro morrer a ficar muito tempo na prisão, diz ministro da Justiça.

A declaração do ministro José Eduardo Cardozo foi dada em São Paulo em evento que reunia 300 empresários.

A afirmação foi feita em resposta a uma pergunta sobre sua posição a respeito da pena de morte.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 14/11/12

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Hoteis

O governo do Paraná vai adquirir um hotel de luxo em Curitiba por R$ 22,00 milhões para sede da Procuradoria do Estado.

O do Ceará comprou um esqueleto em ruinas de um hotel onde implantou a Academia de Polícia cujo stand de tiro não funciona o que levou o estado a contratar uma instalação privada para treinamento de policiais.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 08/11/12.

Teles

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) acaba de adotar importante medida na área trabalhista ao proibir a terceirização de call center.

Entendeu o TST que o atendimento ao cliente é atividade fim do setor de telefonia. As operadoras informam que irão recorrer da decisão.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 09/11/12

Arte

Acaba de sair pela Martins Fontes o livro Como Falar de Arte com as Crianças da autoria da francesa Françoise Barbe-Gall.

Uma das lições mais importantes é a de que se deve evitar a tentação de achar que um dia chuvoso é ideal para visitar um Museu.

É uma noção que precisa ser derrubada : ela supõe que nos resignamos a entrar nesse tipo de lugar quando todas outras possibilidades de "passar o tempo" tiverem sido esgotadas, escreve a autora a partir de suas observações diárias no Louvre.

Saiba mais no suplemento Sabático do jornal O Estado de São Paulo, edição de 03/11/12

Perversidade

Da coluna Tutty Humor no jornal O Estado de São Paulo, edição de 10/11/12 :

A primeira impressão de quem pega o bonde de Salve Jorge andando é de que Cláudia Raia está fazendo papel de uma Carminha internacional na novela da Glória Perez, acertei ? 

Brasília e Ceará

Epígrafe do artigo Realidade e Ficção II que integra o livro Brasília - Capital da Utopia (Visão e Revisão) da autoria de Antonio Miranda, editora Thesaurus :

Brasília é ficção científica. Brasília é Ceará ao avesso, ambos contundentes e conquistadores.

Clarice Lispector

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Desvio

O jornal O Estado de São Paulo vem noticiando denúncia de um empresário sobre desvio de recursos repassados pelo Ministério do Esporte a ONGs a título de apoio ao programa Segundo Tempo.

Não é a primeira vez que denúncias como essa surgem na imprensa.

A ONG que mais recebeu recurso daquele ministério é do Ceará. Algo em torno de R$ 8,0 milhões, se não me engano. Aqui ninguém se interessou para saber o destino do dinheiro.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 12/12/2012

Violência II

Segundo o Coronel José Vicente da Silva Filho, ex-secretário nacional de Segurança no governo Fernando Henrique e atual professor do Centro de Altos Estudos de Segurança da PM de São Paulo, feitas as ponderações de população a violência no Rio, Salvador, Maceió, Recife, Fortaleza e Curitiba está num nível bem pior que a paulistana.

Da coluna de Eliane Cantanhede na Folha de São Paulo, edição de 09/11/2012

Receita

Ao atender uma paciente que desejava emagrecer um médico de Salvador recomendou que ela procurasse um ferreiro e comprasse seis cadeados.

"Um para sua boca, outro para a geladeira, outro para o freezer, outro para o armário, outro para o congelador e outro para o cofre de casa", foi a receita de "cadialina" prescrita por ele segundo a mulher.

Sentindo-se ofendida queixou-se ao Conselho Regional de Medicina. O médico ouvido afirmou que apenas usou uma "linguagem figurada" e pediu desculpa se foi mal interpretado.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 09/11/12

Violência

As televisões e as manchetes de jornais denunciam diariamente a violência que tomou conta de São Paulo.

Aumentou consideravelmente o número de homicidios, inclusive de policiais, gerando insegurança e medo nas pessoas.

A Folha de São Paulo, edição de 12/11/12, traz a seguinte manchete :

Grande SP tem 30 mortes no fim de semana
Período foi o mais violento desde o início da onda de crimes, em outubro; em 18 dias, foram 190 assassinatos.

Aqui, o Diário do Nordeste do mesmo dia noticiou que foram 12 as pessoas assassinadas na região metropolitana de Fortaleza.

Proporcionalmente à população a situação do Ceará é mais grave que a de São Paulo. A ausência de denúncia faz coro com o silêncio dos mortos

segunda-feira, 12 de novembro de 2012