sábado, 13 de abril de 2013

Emprego

Em fevereiro a taxa de desemprego total na Região Metropolitana de Fortaleza chegou aos 8,5% da População Economicamente Ativa.

O setor de serviços foi o que apresentou o índice mais elevado com o fechamento de 21 mil postos de trabalho.

Os números resultam de pesquisa a cargo da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social.

Não bastasse isso Fortaleza registrou a mais alta inflação do país.

Saiba mais no jornal O Estado, edição de 28/03/13

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Nobel

Afinal fiquei sabendo que um brasileiro já ganhou o prêmio Nobel. Trata-se de Peter Brian Medawar,um inglês nascido no Brasil, mais precisamente em Petrópolis.

O pai nascido no Líbano emigrou para a Inglaterra aos 3 anos de idade tendo quando adulto adquirido a nacionalidade inglesa. Empresário bem sucedido mais tarde veio ao Brasil em 1913 a negócios tendo decidido se  fixar aqui com a família indo residir em Petrópolis.

Em 28 de fevereiro de 1915 nasceu Peter, o caçula,  o qual depois de um educação bilingue foi mandado aos 13 anos estudar na Inglaterra.

Após os 18 anos deixou de visitar o Brasil para não ser obrigado a cumprir o serviço militar. Dutra, Ministro da Guerra, não concedeu a dispensa, mesmo acionado pelo Ministro Salgado Filho, padrinho de Peter.

Mais tarde, quando foi anunciado que ele receberia o Prêmio Nobel, o jornal O Globo informou que ele havia se naturalizado inglês por causa da burocracia do Ministério da Guerra. "Quando foi liberado o certificado, disse a reportagem, Medawar já era conhecido como grande cientista".

Um filho dele, Charles, residente em Londres, afirmou que o pai sempre usou o passaporte brasileiro junto com o inglês.

Em 1961 o já laureado cientista é convidado a visitar Brasil quando recebe o título de Doutor Honoris Causa da então Universidade do Brasil. Na ocasião declara que a visita ao Brasil, depois de tantos anos, é uma das maiores emoções de sua vida.

Medawar recebeu o Nobel de Medicina por suas pesquisas no campo dos transplantes O interesse pelo assunto foi despertado pela necessidade de enxertos de pele em soldados ingleses feridos durante a II Guerra Mundial.

Juntamente com outro colega, realizando experiencias de enxerto de pele em gado e o uso de enxerto de pele para distinguir entre gêmeos uni e bivetelinos, concluiram por identificar o fenômeno da "tolerância imunologicamente adquirida".

Entre outras obras publicadas deixou um livro "Os Limites da Ciência : Conselho à um Jovem Cientista" que diz ter sido o livro que gostaria de ter lido quando começou a se dedicar às pesquisas.

Peter Brian Medawar faleceu em 1987.

Saiba mais na revista Bonifácio, nº 1, Dezembro de 2003



Inflação

No passado tivemos a inflação do xuxu, lembram ?

O vilão da vez é o tomate.

Jornais

Após dez anos aumenta a circulação de jornais nos Estados Unidos.

O crescimento foi de 5% ewm 2012 quando comparado com o ano anterior. A receita passou de US$ 9,9 bilhões para US$ 10,4 bilhões.

O resultado positivo na circulação, creditado à disseminação de assinaturas digitais, fez com q queda na receita total dos jornais fosse de apenas 2%, a menor em seis anos.

O que manteve a receita em queda foi a redução na publicidade impressa que chegou a 9%. O estudo, feito pela Associação Americana de Jornais, constatou que a participação da publicidade na receita, que já chegou a 80% hoje não passa de 60%.

Outras fontes de recursos têm sido buscadas pelas empresas jornalísticas.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 09/04/13

Sarita

Aos 84 anos faleceu em Madri a atriz Sarita Montiel a maior estrela da Espanha nos anos 50/60 com passagem bem sucedida por Hollywood.

Seu maior sucesso no cinema foi La Violetera que a tornou conhecida de fato.

Há alguns anos esteve no Ceará por ocasião de um dos festivais produzidos anualmente pelo Volney Oliveira. Lembro-me de te-la encontrado em um almoço realizado no hotel Vila Galé. Então já era uma vítima dos anos mas o mito sobrevivia ao tempo.

Seu hit, que nunca deixou de cantar, era : Llevello este ramito/que no vale más que un real, quando então oferecia seus ramos de violetas.

Não falo dela sem lembrar meu pai que esteve entre seus grandes apreciadores.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 09/04/13

terça-feira, 9 de abril de 2013

Wikileaks cearense

O Deputado Antonio Balhman (PSB -Ce) em discurso pronunciado na Câmara dos Deputados me acusou de haver manipulado o Deputado Eudes Xavier (PT-Ce) para que fizesse as gravíssimas denúncias de envolvimento do governador, seu irmão e secretários de estado, num esquema de espionagem ao ex-prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa, meu amigo e presidente de honra de meu partido, o PR, no Ceará.

A acusação não é plausível, não se sustenta em pé. Mais que isso, é ridícula. Não passa de uma manobra diversionista para retirar o foco da questão. Se não, vejamos.

Sem deter mandato eletivo ou exercer cargo público, sem poder econômico e político, como poderia manipular um deputado federal de outro partido que não o meu para que discursasse desvelando a trama armada contra um companheiro ? Além do mais mantenho relações cordiais com o parlamentar que no entanto estão muito longe de serem próximas para sequer abordar tema dessa natureza.

Como veem o deputado representante do governador em defesa de seu patrono tenta atribuir-me uma importância e uma força que absolutamente não possuo.

Ao falar para revelar e pedir a apuração dos fatos o Deputado Eudes Xavier exercitou atribuição compatível com a função na qual está investido em nome da representação popular.

A tentativa de comprometer minha imagem e desqualificar minha postura de oposição ao governo estadual não prosperará pois o povo cearense conhece meu comportamento ao longo de mais de quarenta anos de militância política.

Minha presença em Brasília teve por objetivo encontrar-me com lideranças do meu partido para tratar de assuntos de interesse de nossa agremiação bem como ida ao TSE para acompnhar processo atinente ao pleito de 2010.

O que interessa em relação ao escândalo trazido à luz é a apuração da veracidade dos documentos exibidos como aliás solicitou o denunciante, Deputado Eudes Xavier. É isso que a opinião pública aguarda.



segunda-feira, 8 de abril de 2013

A beleza da melancolia

A melancolia está na base de tudo, tal como o mar está no final de todos os rios. Poderia ser de outra maneira num mundo onde nada é permanente, onde tudo que amámos ou vamos amar tem um dia de morrer ? Será então a morte o segredo da vida ? A sombra de uma mágoa eterna envolve, com maior ou menor intensidade, todas as almas sérias e ponderadas, tal como a noite envolve o universo.

Henri Frédéric Amiel, citado no livro Contra Felicidade, de Eric G. Wilson. Editora estrelapolar

Televisão

Eu acho a televisão muito educativa. Sempre que alguém a liga vou para outro quarto e leio um livro.

Groucho Marx

Fel

Essa velha é pior que o caolho.

José Mujica, presidente uruguaio, sem perceber que havia um microfone ligado, sobre a colega argentina, Cristina Kirschner e o marido, já morto.