terça-feira, 10 de junho de 2014

A frase do dia

Uma das grandes liçoes da vida é que os tolos as vezes estão certos.

Winston Churchill (1874-1965)

Escrever

Eu nem sequer gosto de escrever. Acontece-me as vezes estar tão desesperado que me refugio no papel como quem se esconde para chorar. E o mais estranho é arrancar da minha angústia palavras de profunda reconciliação com a vida.

Eugênio de Andrade (1923-2005)

Educação

O Plano Nacional de Educação que acaba de ser aprovado pelo Congresso Nacional estabelece que até 2024 as despesas com educação deverão atingir o patamar de 10% do PIB.

Poucos paises atingem percentual como esse em relação aos gastos com o ensino. De 2008 para cá integram o grupo economias minúsculas como Lesoto (13%), Timor Leste, São Tomé e Princípe e Cuba que tem características próprias devido ao regime comunista.

Hoje o Brasil gasta com o setor 5,8% do PIB, percentual elevado em comparação com outros paises com maior peso na renda mundial. Entre os membros do G20 o número varia de 2,8% da Indonésia a 6,3% do Reino Unido.

Gastos maiores não significam necessariamente melhoria automática nos nossos indicadores de educação. Será preciso gastar bem e realizar reformas com foco no desempenho do aluno.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 05/06/14

Copa

Governos estaduais e prefeituras estão gastando recursos próprios da ordem de R$ 418 milhões em estruturas provisórias para jogos da Copa.

As despesas incluem equipamentos para escritórios de patrocinadores da Fifa, centros de trnsmissão de TV, vestiário para mascotes, salas de imprensa e até camarotes e seguranças para o público VIP além da montagem desses equipamentos.

Em Fortaleza a conta extra foi de R$ 30 milhões.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 05/06/14

Estrangeiros

A Folha de São Paulo, edição de 08/06/14, orientou o comportamento dos comerciantes para atrairem consumidores estrangeiros durante a Copa :

1-Aprender expressões nos idiomas

2-Saber as cores de cada país

3-Falar baixo

4-Conter gestos

5-Sempre sorrir

6-Não tocar no corpo do comprador

7-Não virar as costas

8-Não mascar chicletes.