quarta-feira, 12 de agosto de 2015

O BRASIL E SEUS TRISTES NÚMEROS

"O país vai ficando cada vez para trás em quase 
todos os indicadores econômicos essenciais."

Já está ficando monótono: saem indicadores internacionais, e os números do Brasil dão enorme tristeza.
Não é apenas a nova previsão do Fundo Monetário Internacional, indicando retração de 1% para a economia brasileira. É ruim, mas mais ou menos esperado.
Além disso, sempre se poderia esperar, torcer, desejar, sei lá, que seja algo apenas cíclico, que se reverterá em algum momento futuro.
O problema fica maior, no entanto, quando se adota um olhar de longo prazo, ainda mais se comparado com o país, a China, cujo nível de crescimento é objeto universal de desejo.
A China cresceu 7% no primeiro trimestre, segundo os dados do governo. É uma derrapada em relação aos 7,3% do trimestre anterior e aos 7,4% do ano de 2014.
Mas, comparado com o Brasil, é uma maravilha. Ainda mais que a desaceleração é fruto de planejamento, da decisão do governo de priorizar o consumo sobre o investimento -aliás, uma reivindicação constante dos parceiros chineses, Estados Unidos entre eles.
Diz a respeito a "Economist": "O consumo está superando o investimento como o mais poderoso motor da economia, transição que colocará a China em um caminho mais sustentável".
Acrescenta: "Crescimento mais lento é também parte do plano do governo para corrigir os males da economia. Os líderes chineses querem controlar as dívidas, que subiram para alturas preocupantes".
Planejamento, pois, é a chave, a chave que falta no Brasil, desde sempre.
Por isso, no longo prazo, o Brasil foi ficando para trás, como demonstra um artigo comparativo publicado no número 1 de "Cadernos de Política Exterior".
O diplomata Francisco Mauro Brasil de Holanda lembra que, em 1970, a economia brasileira equivalia a 1,5% do PIB mundial, ao passo que a China ocupava apenas 0,8%.
No ano mais recente citado no belo artigo (2011), o Brasil detinha 2,1% da economia mundial, para 8,1% da China.
Olhe-se para o comércio e a diferença na evolução é muito parecida: nos anos 80, a participação do Brasil no comércio global era de 1,3%, mesma porcentagem da China.
Hoje, a da China é dez vezes maior, enquanto o Brasil ficou praticamente estacionado.
Indústria? Pior ainda: em 1980, a produção de manufaturados do Brasil equivalia à soma de China, Malásia, Coreia do Sul e Tailândia; hoje, é de apenas 7% desse conjunto.
A tendência inexorável é para piorar: relatório do Fórum Econômico Mundial, divulgado nesta quarta-feira (15), mostra que o Brasil está em um remoto 84º lugar entre 143 economias em matéria de boa utilização da tecnologia da informação e comunicação.
Nesse capítulo, não é que perde apenas para a China ou para países desenvolvidos. Fica atrás de latino-americanos como Chile, Barbados, Costa Rica, Panamá, Colômbia e México.
Desnecessário dizer que tecnologia da informação é a chave para o desenvolvimento na economia contemporânea.
O fato é que o Brasil é prisioneiro eterno do curto prazo, como agora em que o único planejamento é para acertar as contas.
Falta um projeto de país.
(Clóvis Rossi)
Fonte: Folha de S. Paulo  - 16/04/2015

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Imagens...

Fortaleza antiga 1:
(Palacete Residencial)


Fortaleza antiga 2:
(Cidade da Criança)


Fortaleza antiga 3:
(Panorama da cidade)


Fortaleza antiga 4:
(Panorama de Fortaleza)


Fortaleza antiga 5:
(Passeio Público)


Barragem do açude:
(Acarape/CE)


Estrada de Soure:
(Caucaia/CE)