terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Petrobras

1. O Presidente Lula proibiu a Caixa Econômica Federal (CEF) de emprestar mais dinheiro à Petrobras. Pudera, afinal a empresa pegou no(a) caixa mais de 20% de todo o dinheiro liberado pelo Banco Central (BC) para reativar o crédito.

Muitas outras interessadas, em operação semelhante, terão sido barradas no baile.


2. O Golar Spirit, há muito fundeado na área do Porto de Pecém, no Ceará, continua sem poder descarregar o gás no Terminal recém inaugurado. Uma segunda tentativa de fazê-lo, foi novamente frustrada.

Em encontro casual com ex- Diretor da Petrobras, este me informou terem sido cometidos erros técnicos na obra, até agora não sanados.

A empresa até aqui silencia sobre o que ocorreu.

Saiba mais no Diário do Nordeste, edições de 01 e 04/12/08.

Vexame

Como vascaíno, fiquei muito triste com o rebaixamento do clube, mas não cheguei ao desespero do torcedor que queria se matar, atirando-se da marquise do Estádio.

Mas, que doeu, doeu...

Também, com os dirigentes que tínhamos, desde alguns anos, não poderia ser diferente.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Medicina

A proliferação de cursos de medicina, sem respeito aos requisitos básicos para seu funcionamento, já vem apresentando problemas esperados. Pelo menos, é esta a opinião de Luis Gomes do Amaral, Presidente da Associação Médica Brasileira (AMB).

Segundo ele, o fato do Brasil só estar abaixo da Índia, em número de cursos, já revela a qualidade do ensino oferecido.

O Ministério da Educação vem de punir, com base nos resultados do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE); e análise da estrutura dos cursos realizada por uma comissão de supervisão, três universidades. A Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), no Rio Grande do Sul, a Universidade de Marília, em São Paulo, e a Universidade de Iguaçu, campus de Itaperuna e Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.

Os cursos obtiveram notas 1 e 2 no ENADE, e serão forçados a diminuir o número de vagas ofertadas.

A AMB pede maior rigor nas punições e não descarta o fechamento de algumas faculdades, o que já ocorreu no passado, nos Estados Unidos, a partir do Relatório Flexner, resultado de investigação do ensino da medicina no País, que recomendou o encerramento de alguns cursos.

Saiba mais n'O Estado de São Paulo, edição de 05/12/08.

Crise

A produção e o faturamento do setor industrial cairam em outubro. O consumidor ficou mais cauteloso, planos de investimento foram suspensos, lançamentos imobiliários foram adiados e demissões começam a ocorrer.

Os primeiros dados de novembro confirmam a tendência de enfraquecimento da economia, apesar dos esforços feitos para estimular o mercado e reanimar o crédito.

A crise já alcançou o Brasil. O que ainda se ignora, e por isso se teme, é sua extensão e duração.

O Presidente Lula, ao mesmo tempo que adota providências para abrandar os seus efeitos, tem palavras de otimismo, que visam tranqüilizar as pessoas e evitar o pânico.

Aqui entre nós, talvez com o mesmo objetivo de acalmar os ânimos, o Governador do Estado disse que a crise poderá ser benéfica ao Ceará. Exagerou na dose. As duas possíveis consequências positivas citadas, não são consistentes.

O ganho nos empréstimos em dólar, em fase de contratação, face a desvalarização do real, o que possibilitaria mais investimentos, é anulado pelo acréscimo no desembolso para quitar prestações vincendas da dívida fundada, contraída em moeda estrangeira.

O provável incremento do turismo, gerado por estrangeiros atraidos pelos preços mais convenientes, e pelos brasileiros que troquem viagens internacionais, encarecidas, por destinos internos, pode ser anulado por aqueles que, por prudência, ou empobrecidos, simplesmente deixem de viajar.

Ainda que as hipóteses sugeridas se confirmassem, que não me parece seja o caso, os resultados estariam muito longe de compensar o efeito cruel da crise, que angustia as pessoas só com o receio que ele ocorra: a perda do emprego.

Saiba mais nos jornais O Povo, edições de 05 e 06/12/08 , e O Estado de S. Paulo, edição de 05/12/08.

Degradação

Ontem à noite, domingo, 7 de dezembro, entre 19h30 e 20 horas, ao me deslocar para a Praça do Ferreira, com o objetivo de assistir ao show do lançamento do CD do Ricardo Alcântara, fui surpreendido com um mega congestionamento de trânsito em torno da Catedral Metropolitana de Fortaleza.

O tráfego não fluía de modo algum. E muitos veículos estacionavam, em fila dupla, obstruíndo completamente a circulação.

Só consegui chegar ao destino depois de muitas voltas, para escapar da enorme confusão que imobilizou ônibus e automóveis.

Enquanto aguardava o início do espetáculo, dei um passeio na citada Praça para admirar a decoração natalina.

Fiquei chocado com a imundície reinante e a degradação daquele tradicional espaço urbano, coração histórico de Fortaleza.

Se a nossa Prefeita der uma voltinha, de surpresa, ali, tenho certeza que irá se sensibilizar com a situação. E dará um jeito de melhorar o ambiente.

Concurso

Em sua apreciada coluna, o jornalista Egídio Serpa estranha a contratação, sem licitação, da Fundação Universidade de Brasíla (será aquela cujo tamanho e abundância de irregularidades derrubaram o Reitor e seu Vice?), pela Secretaria de Segurança do Ceará, para organizar e realizar concurso para recrutamento de policiais militares.

Indaga o colunista se não há, aqui, instituições habilitadas para a tarefa. Claro que há.

Aliás, o atual Governo abusa da terceirização, sem a devida licitação, como determina a lei, de atividades do Estado, inclusive via fundações universitárias.

Tem secretaria que terceiriza tudo, burlando a lei, para contratar sem licitar.

Saiba mais no Diário do Nordeste, edição de 04/12/08.

Aval

Da coluna do Ari Cunha, no jornal Correio Braziliense, edição de 30/11/08:

A frase que não foi pronunciada

Quer reconhecer um bom governante? Veja o que ele deixou para o próximo administrador.

Senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) pensando na experiência do Ceará.

Sala de Leitura

Viagens aéreas freqüentes, em decorrência de obrigações funcionais, levaram-me a considerar o avião um excelente local para a leitura. Desde que os vizinhos respeitem sua opção.

Em recentes viagens que empreendi à cidade de São Paulo, Brasília e ao Rio de Janeiro, li dois livros, os quais recomendo aos interessados. São eles:

A Revolução de Gutenberg
John Man. Edições Ediouro.
Conta a história de um gênio e da revolução que mudaram o mundo.

Cemitério dos Vivos
Lima Barreto. Editora Planeta.

Devo este desempenho à tranquilidade dos vôos e ao silêncio dos vizinhos.

Único

Segundo a imprensa, a senadora cearense Patrícia Saboia (PDT-CE) pensa como eu, ao denunciar o déficit democrático que reina entre nós.

Instala-se, no Ceará, um monopólio político que elimina a oposição e suprime o debate. O objetivo é a unanimidade acrítica, que oculta erros e falhas do Governo local.

É a marcha da arrogância que empurra a formação de um Partido Único, o PUN, sigla que tomo por empréstimo ao jornalista Reinaldo Azevedo.

Quando a oposição falou e foi ouvida, deu-se um basta à farra dos vôos internacionais, em aviões fretados.

Até evitou-se a afronta da reforma suntuosa do Palácio da Abolição, cujo projeto desrespeitava parecer de órgão técnico do Governo, responsável pelo patrimônio histórico estadual.