sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Com quem está a verdade?

* Artigo do radialista Beto Fernandes, publicado em seu blog.

O Jornal Folha de São Paulo noticiou na última semana que os irmãos Ferreira Gomes, Cid, Governador e Ciro, deputado federal, ambos do PSB, mantiveram encontro com o Presidente da República, Lula da Silva (PT) e dentre os assuntos debatidos: as eleições 2010. Mais especificamente as candidaturas ao Senado Federal pelo Ceará. Segundo a Folha (matéria apenas para assinantes) advirto aqui, Cid e Ciro, “solicitaram” ao Presidente para barrar a candidatura do deputado e Ministro da Previdência José Pimentel (PT) ao Senado. O objetivo desta solicitação seria para beneficiar a candidatura de Tasso Jereissati (PSDB), eterno aliado político do atual governador e de seu irmão, pré-candidato a presidente. O “Cara” então, teria dito que é seu desejo pessoal derrotar Tasso Jereissati, um dos seus mais ferrenhos opositores no Senado Federal. Além disso Lula não aceitará o PSDB no mesmo palanque que o PT.

O Governo do Estado enviou nota à imprensa, mais especificamente ao Jornal O Povo informando que a reunião com o Presidente teria sido em 31 de agosto, mas para tratar de assuntos relacionados à cota financeira do Ceará no âmbito do “pré-sal”. Perguntar não ofende: por que o Governo do Estado não mandou a nota para a Folha de São Paulo que na realidade foi quem publicou o encontro e sua pauta política? Outro detalhe que não pode passar despercebido. O Palácio do Planalto não desmentiu a informação e o assunto que foi refutado por Lula, o que deixa a impressão que só se desmente literalmente o que foi publicado errônea ou equivocadamente. Cid nega ter pedido para barrar a candidatura de Pimentel. Lula via Palácio do Planalto não desmentiu. E ai? Com quem está a verdade?

Só faltava agora os dois informarem que não trataram da pré-candidatura de Ciro Gomes ao Governo de São Paulo com objetivo único de prejudicar José Serra ou quem este possa apoiar. Cid tem um acordo com o PMDB, mais especificamente com Eunício Oliveira, para apoiar sua candidatura ao Senador em 2010, desde que este abriu mão para Inácio Arruda em 2006 como forme de “unir a base aliada”. Cid já disse publicamente, quando não está em ato institucional, governamental, que é o seu candidato natural ao Senado. Sobre a candidatura do PT não fala abertamente. O PSDB tem sido seu aliado político na Assembléia.

O grande objetivo seria a ampliação da frente de 2006 agora com o apoio oficial do PSDB, já que naquele ano foi, digamos, branco. Esquece apenas que o PT, apesar de apoiar seu projeto de reeleição quer indicar o vice e tem peso eleitoral hoje para indicar o outro candidato ao Senador (José Pimentel). Acontece que admitir isso e apoiar Pimentel fere a relação com Tasso Jereissati. Deu para entender o tamanho do problema?

Então o que ocorre? Os petistas fazem de conta que Cid os tem como aliado. E é verdade, desde que não contrarie os seus interesses. Cid faz de conta que o PT não desconfia dele e que poderá unir todos em torno do seu nome. Para completar essa complexa salada política ainda há um probleminha para Cid. Caso Ciro Gomes confirme pré-candidatura à presidência, o irmão perde automaticamente o apoio do PT que não deixará a pré-candidatura da “estrela”, hoje Dilma, sem palanque no Estado. Cid não deixaria de votar em Cid por duas razões: porque é irmão e porque é também do seu partido. Independente de quem seja o nome contra Cid já nasce forte, porque será o outro contra. Em tese, isso mostrará que Cid não é imbatível e sim que não há nenhum nome oficial na corrida contra ele. Isso e apenas isso.

Quem deve acompanhar atentamente o desenrolar desses fatos é Lúcio Alcântara que denunciou aqui mesmo a formação de um cartel político para viabilizar apenas a candidatura de Cid. O ex-governador estaria disposto inclusive a reatar laços com Tasso Jereissati que lhe abandonou nas eleições de 2006 e de aproximá-lo de Roberto Pessoa, Prefeito de Maracanaú, que sempre foi opositor ao tucano.

Beto e por que o PT supostamente sabe deste comportamento dúbio de Cid e ainda insiste em permanecer nesta aliança? A pergunta não seria o PT, mas quem do PT defende a permanência desta aliança? Sem arriscar nomes só pode ser alguém que espera um dia ser lançado e apoiado por Cid Gomes em sua sucessão em 2014. Se ele Cid, não quer nem mesmo outra candidatura do PT ao Senado iria apoiar um nome para cabeça de chapa em 2014?

Por BETO FERNANDES às 14:48

Seleções


Lembram dela? Aquela revista que durante um certo tempo dominava o mercado, leitura obrigatória em muitos lares brasileiros, mensageira, em várias línguas da cultura americana.

Reuni, graças a doações de familiares de Portugal, um bom número de antigos exemplares da edição portuguesa. Tenho-os no meu acervo como relíquias de colecionador.

Do que não tinha me dado conta é que ela continua a circular regularmente em seu formato tradicional, até que um dia detendo-me ante uma banca em Lisboa divisei-a perdida entre múltiplas ofertas, de conteúdo diversificado e temático, que atraem o leitor ávido de informação.

Pois a publicação sobrevive, editada em 21 línguas, presente em 51 paises. A vitalidade da revista mede-se pela tiragem portuguesa: 118.000 exemplares.

Num impulso saudosista adquiri-a de imediato. Se o projeto gráfico mudou, para adquirir feições modernas, reencontrei na leitura o mesmo fundamento editorial e a seção tradicional Rir é o melhor remédio.

Você um dia experimentou a dose terapeutica de humor que a SELECÇÕES - reader's digest, tal qual está na capa lusitana, oferece mensalmente aos leitores?

Cuca

A prefeita desencucou. Sou simpático ao projeto do Cuca, vejo nele um grande potencial que só se cumprirá se houver competência e empenho na gestão. E isso decididamente não é o forte do governo municipal.

Lamentável que o primeiro dos muitos cucas prometidos só tenha surgido quase cinco anos depois de ter se iniciado a atual administração do município.

Desejo, sinceramente, que o Cuca cumpra seu destino e produza muitas cucas frescas.

Charada

Esqueceram a letra grega nas casas, entre colunas de convenções. 1 e 2

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Determinação

Do Presidente Obama em discurso sobre o projeto de reforma do sistema de saúde, perante as duas câmaras do Congresso americano reunidas :

-Não sou o primeiro presidente a apoiar esta causa, mas estou disposto ser o último.

Ibicuitinga


Da Côrte no Samba parti para Ibicuitinga, onde assisti, ao lado do prefeito Deca, secretários municipais e vereadores, o desfile das escolas em comemoração à nossa independência.

O evento é tradicional no munícipio, tendo durante a semana ocorrido comemorações nos distritos e comunidades do interior.

Alegorias relacionadas aos fatos e personagens que marcaram o nascimento do país emprestaram mais brilho à parada, animada por duas bandas de música cujo maestro, após o desfile, fez questão de me agradecer pelo apoio que dei, quando governador do Ceará, à formação de bandas e capacitação de músicos e regentes.

Reencontrei o Maxwell, que foi diretor do CREDE, o Centro Regional de Educação de Quixadá, durante minha administração, e hoje dirige uma escola estadual no município. Continua o mesmo, agitado e entusiasmado com o que faz.

Após o jantar, simples e delicioso, retornei a Fortaleza com a costumeira escala no hospitaleiro restaurante do Triângulo, de Chorozinho.

Samba

No dia 7 de setembro recebi homenagem da Escola Côrte no Samba, por ocasião dos seus 39 anos de existência, em razão do apoio que sempre tenho dado à essa tradicional agremiação carnavalesca.

Foi o momento para rever muitos amigos, a começar pelo presidente, o Néris, que me relatou as atividades comunitárias desenvolvidas no barracão da Escola.

Itapipoca



De Paracuru prossegui viagem para Itapipoca, onde recebi, em concorrida solenidade, título de cidadão honorário do município, concedido pela Câmara Municipal, uma iniciativa do vereador Fábio Pires.

Convidado, participei da abertura do Pró Jovem, programa de capacitação profissional para jovens, desenvolvido pelo Ministério do Trabalho, a cargo, naquela cidade, do Senac.

Nos discursos, Luis Gastão, André Figueiredo e Papito de Oliveira se referiram a mim de forma elogiosa, recordando terem sido no meu governo criadas as Secretarias de Empreendedorismo e a de Esportes e Juventude, da qual André foi o primeiro titular.

Visitei em companhia do operoso prefeito João Barroso a exposição agropecuária, em curso no moderno parque de exposições, cuja organização e afluência de pessoas muito me impressionaram.

No trajeto para o parque, revi obras executadas durante meu governo, tais como o Liceu e a nova via de saida em direção à Amontada, que veio para reduzir, substancialmente, acidentes e poupar vidas.

Deparei-me com o prédio do Centro de Especialidades Médicas (CEM), concluído no fim do meu governo, em criminoso abandono.

Com pequenas alterações, mas com a mesma concepção, o projeto agora atende pelo nome de Policlínica.

Como dizia Lampedusa, é preciso mudar para que tudo permaneça como está.

Contanto que se esqueça o precursor.

Paracuru

Sexta-feira última, dia 4, visitei Paracuru.

Estive reunido com amigos, com os quais almocei, me inteirando sobre assuntos políticos e a vida do município.

A cidade está limpa e bem cuidada. O Ribeiro, em três mandatos, fez excelentes administrações, agora continuadas pela prefeita Érica.

No momento, a administração municipal se ressente da queda de receita, inclusive da oriunda dos royalties do petróleo.

A praça da matriz está renovada e com as obras em fase final. Agora, ampla e moderna, estende-se até o mar, dividida em diferentes planos.

Durante certo tempo, frequentei-a no carnaval, sede de sadia animação ao som dos primeiros carros de som, precursores do trio elétrico, marco inicial da folia momina que se espalhou pelas cidades litorâneas.

Hospedados em São Gonçalo do Amarante, deixávamos a calma da nossa cidade ao cair da tarde, para aproveitar a alegria e a descontração da festa popular na vizinha cidade.

O tempo passou, a pracinha simples ganhou imponência, a cidade cresceu, permanece o azul de jezebel no céu de Paracuru, na letra da canção que embalava os foliões.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Mortalidade

A mortalidade materna cai no Ceará, mas ainda está acima do número aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que é de 20 casos por 100.000 nascidos.

A trajetória descendente foi interrompida em 2007 e retomada em 2008. Veja os números (razão) :

* 2005 - 88,5

* 2006 - 66

* 2007 - 94

* 2008 - 60,9

Saiba mais no jornal O Povo, edição de 08/09/09

Noves fora


09/09/09 é um dia especial para os supersticiosos.

Na cultura chinesa e na mitologia de outras culturas o 9 surge associado à busca de proveito, ao corolário dos esforços, ao encerrar de um ciclo e início de outro superior, por ser o maior número singular.

O 9 é tambem associado com o fogo, pois as vestes do imperador costumavam apresentar figuras de nove dragões, e porque se acreditava estes tinham nove filhos cada um. 9.999 quartos tinha o palácio da cidade proibida, em Pequim, 9 é o número de órbitas celestes, o de orifícios do corpo e dos meses de gestação humana.

A superstição, ligada aos números, é uma das fortes características da cultura chinesa, daí as pessoas associá-los aos fatos do cotidiano, placa de carro, telefone, morada, conta bancária, convertidos em amuletos que tragam sorte a partir da escolha de números preferidos.

Hoje muitos irão casar, jogar nos cassinos de Macau, deixarem-se guiar pelo sortilégio dos números.

A cultura japonesa é exceção quanto ao significado do 9. Para os nipônicos é sinônimo de azar e sofrimento. Por isso deverão hoje evitar tudo que se relacione com o número 9

Temporada


Começou, cedo, a temporada de tragédias que marca todo final de ano. Temporal desabriga e mata em São Paulo e Santa Catarina.

Saiba mais no Diário do Nordeste, edição de 09/09/09 (foto: Futura press)

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Números do Governo do Estado - Agosto de 2009

Clique na imagem para melhor visualização.


Tipo de Licitação e valor

* Concorrência Pública - R$ 23.181.800,52

* Convite - R$ 1.528.802,82

* Dispensa - R$ 158.342.143,20

* Inexigibilidade - R$ 7.680.539,13

* Pregão Eletrônico - R$ 34.065.737,44

* Pregão Presencial - R$ 4.107.138,73

* Tomada de Preços - R$ 1.565.222,09

Fonte: Diário Oficial do Governo do Estado

É interessante observar que o valor gasto com dispensa de licitação e inexigibilidade - R$ 166.004.682,33 - é maior que o dobro de todas as outras modalidades somadas. Quando o que deveria ser uma criteriosa exceção ultrapassa a regra, está-se diante de algo grave.

Dirceu

De José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil:

O que eu não sei é como o Ciro vai do PSB com o PT no Ceará, em Pernambuco, no Rio Grande do Norte e na Paraíba. O palanque do Eduardo Campos, por exemplo, vai ter Dilma e Ciro? É uma equação difícil.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 07/09/09.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Vazias II

Quais seriam as causas desse esvaziamento eleitoral? A explicação demanda estudos que ficam a cargo da academia.

Creio que uma das razões está no desdem pela política, alimentado por uma imprensa tagarela que valoriza a informação de interesse dos políticos profissionais em detrimento de análises que convidem as pessoas à uma maior reflexão e envolvimento com ela.

O fim da guerra fria, a queda do muro de Berlim, o esmaecimento das ideologias, levaram a uma certa homogeinização partidária que eliminou o risco de mudanças drásticas quando diferentes partidos se alternam no poder.

A indiferença do eleitor decorre da consciência que têm de que as mudanças de governo pouco ou nada interferem em seu dia a dia e portanto julga desnecessário votar. As pessoas dependem cada vez menos dos governos e de seus humores.

Por outro lado, a pressão da sociedade sobre os governos prescinde cada vez mais dos partidos políticos, para se exercer através de grupos de interesses, organizados em torno de associações, sindicatos e organizações não governamentais, de crescente protagonismo.

No Brasil, de vez em onde, ouvem-se vozes pregando o voto facultativo. Sempre me posicionei contra essa alteração da lei. Considero que em um país tão diverso, geográfica e culturalmente, e com tantas desigualdades sociais, como o nosso, o voto é mais que um direito, um dever de cidadania.

Ao longo da evolução de nossa legislação foram incorporados ao colégio eleitoral contingentes excluidos nos pródromos da nação, pobres, mulheres, analfabetos, jovens, praças de pré, ensejando a todos a participação na escolha de seus representantes.

Exigências progressivas no processo de votação não afastaram os eleitores das urnas, desmentindo previsões de crescimento das ausências em razão da proibição de recompensas e facilidades, oferecidas por partidos e candidatos, para captação de votos.

O percentual de votos nulos e brancos, muitos por imperícia na hora de votar, demonstra que os brasileiros de modo geral exercitam seu direito ao sufrágio contribuindo para conferir maior legitimidade à escolha dos governantes.

Vazias

A representatividade dos governos, e em consequência sua legitimidade, experimenta um perigoso processo de esvaziamento que se traduz no baixo comparecimento da população às eleições. Isso em países onde o voto é facultativo.

As eleições de 7 de junho de 2009 para o parlamento europeu confirmam o fenômeno.
Seguem abaixo percentuais de abstenção em alguns países :

* França - 59,5%

* Alemanha - 56,7%

* Polônia - 75,5%

* Romênia - 72,6%

* Eslováquia - 80,4%

O absenteísmo eleitoral na Europa é crescente. Passou de 38% em 1979, para 56,8% em 2009. Não tenho em mãos os números dos Estados Unidos, mas sei que são próximos das taxas europeias.

Na Bélgica, o comparecimento às urnas nas eleições deste ano foi maciço, pois o voto é obrigatório desde 1894.

Os resultados eleitorais são distorcidos pela baixa frequência às votações, bem assim pelo fato do maior contingente de votantes ser de idosos.

A instituição do sufrágio universal, admitida na França em 1848 para por fim à insurreição parisiense, desprestigiada, volta a ter um futuro incerto tal como em sua origem.

Saiba mais no jornal Le Monde Diplomatique de julho de 2009.

domingo, 6 de setembro de 2009

Poeta

A diferença entre um poeta e um louco é que o poeta sabe que é louco... Porque a poesia é uma loucura lúcida.

Mário Quintana